Fotografia de Donald Trump - Wikimedia Commons
Estados Unidos

A mando de Trump, tropas norte-americanas são retiradas da Somália

De acordo com o Pentágono, até janeiro de 2021 alguns soldados serão transferidos para países vizinhos em outras missões

Redação Publicado em 05/12/2020, às 13h14

De acordo com informações publicadas na manhã deste sábado, 5, pela BBC, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou a retirada da ‘maioria’ das forças norte-americanas da Somália.

As tropas que realizaram missões contra o grupo jihadista Al Shabab, agora serão realocadas até 15 de janeiro. Atualmente, sabe-se que os Estados Unidos têm 700 soldados na Somália, ajudando as forças locais na luta contra o Estado Islâmico.

Segundo revelado pelo Pentágono na última sexta-feira, 4, a mudança foi uma ordem do republicano. “Trump instruiu o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o Comando da África a realocar a maior parte do pessoal e ativos na Somália até o início de 2021”, revelou o comunicado.

Contudo, de acordo com o Pentágono, isso não significa que os Estados Unidos estejam se “retirando ou se separando da África”. “Continuaremos a degradar as organizações extremistas violentas que podem ameaçar nossa pátria, ao mesmo tempo em que garantimos a manutenção de nossa vantagem estratégica na competição de grande poder", informou o comunicado.

Agora, acredita-se que os soldados norte-americanos sejam enviados países vizinhos para novas missões transfronteiriças.

Sobre Donald Trump

Donald Trump nasceu e cresceu no Queens, entre seus quatro irmãos. Seu pai, Fred, é descendente de imigrantes alemães, enquanto sua mãe, Mary Anne, migrou da Escócia em 1930. Na faculdade, recebeu o diploma de bacharelado em economia, pela Wharton University of Pennsylvania, em 1968.

Aos 25 anos, recebeu a empresa de imóveis e construção de seu pai. À frente da Trump Organization, Donald recebeu o título de magnata. Em 2015, anunciou sua nomeação para a presidência dos EUA pelo Partido Republicano.

Durante sua campanha, Trump usou de discursos de cunho populista e anti-imigração, sempre lembrando seu lema: “Make America Great Again”. Em 2016, o republicano derrotou a democrata Hillary Clinton e se tornou o 45º Presidente dos Estados Unidos.

Estados Unidos exército Donald Trump Somália Mudanças tropas

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb