Imagem de manifestantes em Cuba - Getty Images
Cuba

Manifestantes saem às ruas de Cuba para protestar contra o Governo

No último domingo, 11, população entoou gritos como “Liberdade” e “abaixo a Ditadura”

Fabio Previdelli Publicado em 12/07/2021, às 09h43

No último domingo, 11, conforme relatou a AFP, milhares de pessoas foram às ruas, em Cuba, para protestar contra o Governo. Com gritos como “liberdade” e “abaixo a ditadura”, cubanos mostraram sua insatisfação contra a crise que o país vive e as restrições impostas para impedir a disseminação do novo coronavírus.  

Além disso, aponta a Reuters, o governo também foi criticado por negligência em ambos os casos. Até o momento, cerca de 7,16 milhões de doses da vacina contra a Covid foram aplicadas no país, de acordo com dados da Our World In Data — o que representa pouco mais de 15% da população.

Em resposta aos atos, que são raros na ilha, Miguel Díaz-Canel, primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba e dirigente do país, acusou os Estados Unidos de estarem por trás das manifestações

"Estamos convocando todos os revolucionários do país, todos os comunistas, a irem às ruas onde existirem esforços para produzir essas provocações", declarou Diáz-Canel horas após os protestos.  

Segundo relatou a AFP, já no começo da noite, veículos das forças especiais, que possuem metralhadoras acopladas, passaram a circular pelas ruas de Havana, capital do país. Pessoas que se reuniram no centro da cidade acabaram presas após alguns episódios de tumulto e brigas.  

De acordo com um repórter da Reuters, que cobriu os protestos, a polícia cubana chegou a lançar spray de pimenta contra os manifestantes, porém, as forças de segurança não tentaram impedir a multidão que gritava por “liberdade” e abafava os gritos de “Fidel”, que eram clamados por opositores. 

Cuba ditadura notícias governo manifestações Protestos covid-19

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria