Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

No dia da morte de Kennedy: CIA tentou matar Fidel Castro com uma caneta venenosa

Obsessão? Diversas foram as tentativas dos Estados Unidos de matar o líder cubano ao longo dos anos

Giovanna Gomes, com supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/02/2021, às 11h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fidel Castro sofreu inúmeras tentativas de assassinato - Getty Images
Fidel Castro sofreu inúmeras tentativas de assassinato - Getty Images

No dia 22 de novembro de 1963, o presidente dos Estados Unidos John F Kennedy foi assassinado na cidade de Dallas, no Texas.

Porém, documentos - antes desconhecidos pelo público e que, nos últimos anos, foram disponibilizados pelo Arquivo Nacional americano - apontam que, naquele mesmo dia, o líder cubano Fidel Castro também poderia ter sido assassinado.

Conforme repercutido pelo The Independent em matéria de 2017, parte desses documentos revela que, no dia da morte de Kennedy, um agente da CIA, que se encontrava na cidade de Paris, entregou uma caneta com uma seringa em seu interior a um ativo cubano.

A seringa continha um veneno que deveria ser injetado em Fidel e, segundo o documento, “as evidências indicam que o plano estava em andamento no momento em que o presidente Kennedy foi baleado”. Contudo, foi em vão: a ideia acabou indo por água abaixo.

O presidente John F. Kennedy foi assassinado em 1963/Crédito: Wikimedia Commons

Obsessão?

O jornalista Don Bohning afirma em seu livro chamado “A Obsessão com Castro: Operações Encobertas dos Estados Unidos Contra Cuba” que a partir do momento em que Fidel chegou ao poder, em 1959, os americanos passaram a pensar que "a Guerra Fria e ameaça comunista não se apresentavam mais de forma abstrata em um lugar distante, estavam às portas dos Estados Unidos".

Assim, ainda segundo Bohning, "os Estados Unidos passaram a promover a desestabilização econômica e política de Cuba, e para tal não hesitaram em recorrer à propaganda, manipulação, sabotagem e a tentativas de assassinato para retirar o jovem líder cubano."

Um documento de 1967, chamado “Relatório sobre conspirações para assassinar Fidel Castro” revela que havia o anseio, por parte do então presidente americano, de dar um fim à vida do rival político.

O líder cubano / Crédito: Divulgação

Porém, “não podemos enfatizar demasiadamente até que ponto os oficiais responsáveis ​​da Agência se sentiram sujeitos às severas pressões do governo Kennedy para fazer algo a respeito de Fidel e seu regime”, diz o relatório.

Tentativas 

Muitas foram às ideias de maneiras de se matar Fidel que surgiram na época, as quais iam de fazê-lo ingerir pílulas venenosas a entregar ao político uma roupa de mergulho também contendo veneno.

Houve ainda a tentativa de fazê-lo fumar um charuto contaminado, que o deixaria extremamente alterado, de modo que perderia sua credibilidade ao realizar um discurso.

Até mesmo Fabián Escalante, ex-chefe do serviço secreto cubano e quem fazia a segurança do líder de Cuba, escreveu um livro sobre as 634 tentativas de assassinato arquitetadas contra Castro ao longo dos anos em que esteve no poder.

Fidel Castro fumando charuto / Crédito: Divulgação

Além das recorrentes tentativas de assassinato contra o líder, os EUA também não mediram esforços para tentar gerar uma grande revolta popular que acabaria por desestabilizar o governo de Fidel e retirá-lo do poder.

Outro documento menciona a criação de um sistema de recompensa em dinheiro para quem matasse comunistas cubanos, as quais poderiam chegar a 100 mil dólares caso se tratasse do assassinato de alguém do alto escalão do governo cubano.


+Saiba mais sobre Fidel Castro a partir de grandes obras disponíveis na Amazon:

A vida secreta de Fidel, de Jun Reynaldo Sanchez e Axel Gyldén (2014) - https://amzn.to/2R0hLSb

Fidel Castro: Uma Biografia Consentida, de Claudia Furiati (2015) - https://amzn.to/2qIX5Dj

O Verdadeiro Fidel Castro, de Leycester Coltman (2008) - https://amzn.to/2KU8w1I

Fidel Castro. Biografia a Duas Vozes, de Ignacio Ramonet (2016) - https://amzn.to/2KSfQuS

Dossiê Fidel Castro, de Rodolfo Lorenzato (2013) - https://amzn.to/34kBS18

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W