A bomba Tallboy - Wikimedia Commons
Polônia

Mergulhadores iniciam operação para desativar bomba da 2ª Guerra Mundial

Encontrada na Polônia, a operação deve durar em torno de 5 dias

Giovanna Gomes Publicado em 13/10/2020, às 11h13

Uma bomba gigante encontrada no mar Báltico no ano passado está sendo desativada por uma equipe de mergulhadores poloneses. O detonador de origem britânica, que é da época da Segunda Guerra Mundial, possui 6 metros de comprimento e pesa 5,4 toneladas, sendo que metade de seu peso é composto apenas por explosivos.

A Tallboy, ou bomba "Terremoto", como é conhecida, está a 12m da superfície, sendo que apenas seu nariz está para fora. Ela será removida a partir de um aparelho controlado remotamente e a operação deve durar cinco dias.

As bombas Tallboy começaram a ser desenvolvidas em 1941, pelo engenheiro britânico Barnes Wallis e tinham como objetivo destruir estruturas resistentes às bombas convencionais, por meio do deslocamento do solo provocado pela explosão subterrânea.

Segundo Adam Easton, da BBC de Varsóvia, uma explosão controlada é considerada muito perigosa porque causaria um grande choque sísmico que poderia danificar propriedades distantes.

Cerca de 750 residentes tiveram de deixar a área perto da cidade portuária de Swinoujscie. No entanto, alguns deles se recusaram a ir para um abrigo temporário devido ao medo de contrair coronavírus.

Segunda Guerra bomba Polônia Mergulhadores britânicos

Leia também

Cientistas do Brasil vão buscar evidências dos últimos neandertais na Romênia


‘Let It Be’: Documentário sobre os Beatles ganha trailer e data de estreia no Brasil


Ativista bate recorde ao abraçar mais de mil árvores em uma hora


Imigrante com câncer ganha prêmio de US$ 1,3 bilhão em loteria dos EUA


Viagem de Darwin que inspirou 'Teoria da Evolução' ganha detalhes em livro


Homem realiza ataque com espada e fere cinco pessoas em Londres