Cillian Murphy em cena como Oppenheimer - Divulgação
Oppenheimer

Meses após lançamento, 'Oppenheimer' estreia no Japão

Ganhador de sete estatuetas do Oscar, o filme aborda sobre a história de J. Robert Oppenheimer, físico que desenvolveu a bomba atômica

Giovanna Gomes Publicado em 30/03/2024, às 08h22

Oppenheimer, filme sobre o criador da bomba atômica, aborda um tema delicado no país atacado com essa arma. Após um atraso de oito meses, o filme estreou no Japão nesta sexta-feira, 29, recebendo uma reação favorável da maioria dos espectadores japoneses.

Alguns expressaram o desejo de que o filme mostrasse as consequências dos ataques a Hiroshima e Nagasaki, enquanto outros foram impressionados com a representação do poder destrutivo da bomba.

Takashi Hiraoka, ex-prefeito de Hiroshima, de 96 anos, que perdeu um primo no bombardeio, considerou "Oppenheimer" um bom filme, mas expressou o desejo de que retratasse mais os efeitos da bomba sobre as vítimas. Segundo o portal Valor Econômico, ele enfatizou: "Se mais ênfase fosse dada a esse ponto, os verdadeiros horrores e a desumanidade das armas nucleares teriam se destacado mais nitidamente".

As visões sobre os bombardeios atômicos sempre foram diferentes nos Estados Unidos e no Japão. Enquanto muitos americanos acreditam que os bombardeios salvaram vidas ao persuadir o Japão a se render rapidamente, no Japão, a visão geralmente sustenta que os crimes de guerra do país não justificavam o uso de uma arma que matou civis.

O longa "Oppenheimer" recebeu sete prêmios no Oscar, incluindo melhor filme, por sua representação de J. Robert Oppenheimer, o físico que desenvolveu a bomba. Apesar de ter sido um sucesso nos EUA, o filme levou meses para encontrar um distribuidor japonês, o que é incomum para um grande sucesso de Hollywood.

Japão bomba atômica filme estreia Oscar Oppenheimer

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro