Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Oscar

Oscar 2024: Onde assistir aos filmes baseados em fatos indicados?

De Oppenheimer a Napoleão: filmes baseados em histórias reais receberam indicações na próxima edição do Oscar; saiba mais

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 06/03/2024, às 12h55 - Atualizado em 11/03/2024, às 09h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens dos filmes "Oppenheimer" e "Napoleão" - Divulgação
Imagens dos filmes "Oppenheimer" e "Napoleão" - Divulgação

Em Los Angeles, nos Estados Unidos, no domingo, 10, a partir das 20h, aconteceu mais uma edição do renomado Oscar. 

Destaque nessa edição, sem dúvidas, são os filmes baseados em histórias reais que receberam indicações na premiação. Enquanto "Oppenheimer" liderou com 13 indicações, "Assassinos da Lua das Flores" recebeu 10 nomeações.

Pensando nisso, o site Aventuras na História separou onde assistir aos filmes baseados em histórias reais indicados ao Oscar 2024. Confira abaixo!

1. Oppenheimer

Líder de indicações nesta edição da premiação promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Oppenheimer retrata a história real por trás da criação da bomba atômica e os obstáculos enfrentados por seu inventor.

Abraçado pelo público e pela crítica, o filme do diretor Christopher Nolan está disponível para aluguel no Google Play e YouTube. O longa-metragem será adicionado ao catálogo do streaming Telecine e Prime Video no dia 7 de abril.


2. Assassinos da Lua das Flores 

Outro filme que também se destaca entre os indicados é "Assassinos da Lua das Flores". De Martin Scorsese, o filme retrata a investigação real por trás de assassinatos de membros da tribo Osage, na década de 1920.

Cena do filme "Assassinos da Lua das Flores" - Divulgação

Forte e emocionante, o filme recebeu 10 indicações ao Oscar, incluindo 'Melhor Filme' e 'Melhor Atriz' e pode ser assistido no catálogo da plataforma de streaming Apple TV+.


3. Napoleão

Baseado na história de Napoleão Bonaparte, um dos maiores líderes militares da História, o filme de Ridley Scott divide opiniões. Focado na ascensão de Napoleão, a película também retrata seu turbulento casamento com a imperatriz Josefina.

O longa recebeu três indicações ao Oscar: "Melhores Efeitos Visuais", "Melhor Direção de Arte" e "Melhor Figurino". Com Joaquin Phoenix no papel principal, "Napoleão" foi adicionado recentemente no catálogo da plataforma de streaming Apple TV+.


4. Zona de Interesse

Um dos lançamentos mais surpreendentes do último ano, sem dúvidas, é "Zona de Interesse". Do diretor Jonathan Glazer, o filme é baseado em um romance que retrata a família nazista de Rudolf Hös, que vive normalmente ao lado do campo de concentração de Auschwitz, local que marcou o extermínio de minorias durante a Segunda Guerra.

Imagem do filme "Zona de Interesse" - Divulgação

Indicado a cinco categorias do Oscar, incluindo 'Melhor Filme', Zona de Interesse pode ser assistido nos cinemas. Até o momento, não foi anunciado o lançamento no streaming.


5. Barbie

De fato, "Barbie" não retrata uma história verdadeira, no entanto, é baseado na boneca mais famosa da História. No filme da diretora Greta Gerwig, o público acompanha o momento em que a boneca passa para o mundo real e encara a realidade da vida comum de uma mulher. 

Com oito indicações ao Oscar, incluindo 'Melhor Filme', o longa-metragem pode ser assistido na plataforma de streaming Max (antiga HBO Max).


6. Maestro

Destaque no último ano, "Maestro" recebeu sete indicações a maior premiação de cinema, incluindo "Melhor Filme". No longa, o público conhece a história de Leonard Bernstein, o primeiro maestro nascido nos Estados Unidos a liderar uma orquestra sinfônica americana. 

Imagem do filme "Maestro" - Divulgação

Retratando a vida pública e íntima do artista, o filme pode ser assistido na plataforma de streaming Netflix. Além de diretor, o ator Bradley Cooper cumpriu o duro papel de interpretar Leonard.


7. Golda

Do diretor Guy Nattiv, o filme mostra a talentosa Helen Mirren como a protagonista que dá nome ao longa. O filme compreende um retrato real da Guerra do Yom Kippur, de 1973, através do olhar da ex-primeira-ministra de Israel, Golda Meir.

Intenso, o filme foi indicado ao Oscar de "Melhor Maquiagem e Penteado". Intenso, o filme pode ser conferido na plataforma de streaming Prime Video.


8. Segredos de um Escândalo

Lançado no último ano, "Segredos de um Escândalo" causou polêmica. A história é baseada no caso real de Vili Fualaau. Ele tinha 13 anos quando foi abusado por Mary Kay Letourneau, sua professora, que tinha 34 anos. Depois, ele se casou com Kay e teve filhos. 

Cena do filme "Segredos de um Escândalo" - Divulgação

Indicado ao Oscar em 'Melhor Roteiro Original", o filme do diretor Todd Haynes foi lançado nos cinemas brasileiros em janeiro, entretanto, ainda não está disponível no streaming.


9. A Sociedade da Neve

Abraçado pelo público e a crítica, "A Sociedade da Neve" retrata uma das maiores tragédias da História: o episódio que ficou conhecido como Milagre dos Andes. Sensível e emocionante, o longa reproduz a história de sobrevivência dos rapazes que passaram mais de 70 dias isolados na Cordilheira dos Andes, no Chile. Eles encararam o frio, a fome e até mesmo precisaram recorrer aos corpos das vítimas.

Disponível na plataforma de streaming Netflix, o filme foi indicado ao Oscar de "Melhor Filme Internacional" e "Melhor Maquiagem e Penteado".


10. Nyad

Com direção de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, o filme é baseado na história real de Diana Nyad, uma nadadora de longas distâncias que, em 2013, chamou atenção ao realizar o impressionante feito de nadar de Havana, em Cuba, até Key West, Flórida, nos Estados Unidos.

Com indicações ao Oscar de "Melhor Atriz" e "Melhor Atriz Coadjuvante" o filme pode ser assistido na plataforma de streaming Netflix.