Montagem com cena de Breaking Bad e foto do Salmo trutta - Divulgação/AMC e Domínio Público
Ciência

Metanfetamina vicia até peixes, aponta estudo

Droga sintética é capaz de mudar o comportamento dos animais aquáticos. Entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 21/07/2021, às 12h05

Como mostra pesquisa publicada na revista científica Journal of Experimental Biology, mesmo com o processo de tratamento de esgoto, traços de remédios e drogas usadas pelas pessoas, que são dispensadas pelo corpo através das necessidades fisiológicas, conseguem chegar até os rios e, consequentemente, afetam o comportamento dos animais que por lá vivem.  

De acordo com o estudo, que foi feito por pesquisadores de instituições da República Checa, os níveis de metanfetamina encontrada nos rios do país são suficientes para afetar a vida de espécies que dependem dessas águas.  

Para chegarem nessa conclusão, os pesquisadores fizeram testes em alguns peixes da espécie Salmo trutta, que é muito popular nos rios da Europa. Assim, por oito semanas, alguns deles foram divididos em dois tanques de água. 

No primeiro havia a concentração de 1 micrograma de metanfetamina por litro de água — quantidade próxima ao que foi identificado nos rios do país. No outro havia somente água-doce limpa. 

Depois desse período, os pesquisadores passaram para outra etapa, oferecendo aos peixes a possibilidade de optarem por qualquer um dos dois tanques. Com isso, constatou-se que os que passaram as oito semanas nas águas com a concentração da droga optaram por ficaram por lá, ao invés de irem para onde a água era limpa.  

Além disso, traços da droga sintética também foram encontrados no cérebro daqueles que estavam ‘viciados’. “Nossa pesquisa mostrou que existe a transmissão de problemas da sociedade humana para os ecossistemas aquáticos”, concluíram os pesquisadores do estudo. 

notícias estudo Metanfetamina Comportamento Peixe

Leia também

Putin ordena exercícios militares com armas nucleares a suas tropas


Imagens da superfície do Sol são registradas por sonda


A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico