Filmagem da queda do meteorito e a rocha aproximada - Divulgação/Field Museum
Espaço

Meteorito que caiu nos EUA em 2018 pode ajudar cientistas a entenderem a origem da vida

A rocha contém compostos orgânicos que “provavelmente foram entregues à Terra primitiva por meteoritos e podem ter contribuído para os ingredientes da vida”

Isabela Barreiros Publicado em 28/10/2020, às 13h41

Em 16 de janeiro de 2018, um meteorito caiu em um lago congelado em Michigan, nos Estados Unidos. Agora, um novo estudo revelou que a rocha é composta por compostos orgânicos que podem dar pistas aos cientistas sobre a criação da vida na Terra.

Segundo Philipp Heck, curador do Field Museum em Chicago e líder da pesquisa, “este meteorito é especial porque caiu em um lago congelado e foi recuperado rapidamente. Era muito imaculado”. O meteorito iluminou o céu nos EUA, viajando a mais de 30 mil km/h.

Ele explicou: “pudemos ver que os minerais não foram muito alterados e depois descobrimos que continha um rico estoque de compostos orgânicos extraterrestres”. “Esses tipos de compostos orgânicos provavelmente foram entregues à Terra primitiva por meteoritos e podem ter contribuído para os ingredientes da vida”.

Os cientistas conseguiram identificar substâncias “puras” que são a base para a formação de aminoácidos, gorduras, DNA e outros compostos biológicos essenciais para o desenvolvimento da vida no geral na Terra.

É sabido para os pesquisadores que a origem da vida no planeta deu-se principalmente a partir de compostos à base de carbono, mas ainda não foi possível entender de onde eles vinham. 

A partir da pesquisa, é possível construir a hipótese de que um meteorito muito grande caiu na Terra há bilhões de anos, trazendo essas substâncias com ele, possibilitando, assim, a vida. Esse é apenas o começo de uma pesquisa que continuará sendo feita nos próximos anos. 

Estados Unidos História Terra notícia meteorito origem da vida

Leia também

20 soldados de Camboja morrem após explosão de munições devido ao calor


Livro de 1823 furtado no Pará é recuperado em Londres pela Polícia Federal


Kate Middleton compartilha foto da princesa Charlotte em seu aniversário


Arábia Saudita: Mulher de 29 anos é presa após publicar conteúdo feminista


Revogação de lei antiaborto de 1864 é aprovada pelo Senado do Arizona, nos EUA


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada