Migrantes venezuelanos em Bogotá - Getty Images
Colômbia

Migrantes venezuelanos estariam sendo assassinados em massa na Colômbia, acredita procurador

De acordo com Tarek William Saab, há dois adolescentes entre as vítimas

Redação Publicado em 13/10/2021, às 09h44

De acordo com uma denúncia realizada pelo procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, na última terça-feira, 12, um "assassinato maciço" de migrantes venezuelanos teria ocorrido nos últimos anos na Colômbia.

Dois adolescentes, de 12 e 18 anos, que foram baleados recentemente após terem sido acusados de roubar um armazém localizado na cidade de Tibú, estão entre as vítimas.

"Este não é um fato isolado, não é um fato excepcional", disse Saab em declarações feitas durante transmissão da TV estatal da Venezuela.

"Pelo menos 1.933 migrantes venezuelanos foram assassinados, e outros 836 foram dados como desaparecidos" entre os anos de 2015 e 2020. Já "entre janeiro e agosto do ano de 2021, foram assassinados na Colômbia outros 362 venezuelanos".

Conforme informações do UOL, os dados estão presentes em relatórios da ONG Consultoria para os Direitos Humanos e Deslocamento (CODHES).

"A cifra de forma assustadora pode chegar aproximadamente aos 3.000 venezuelanos mortos, vítimas do ódio, da xenofobia", declarou o procurador-geral.

O caso dos adolescentes mortos está sendo investigado pela ONU e pelas autoridades colombianas. A polícia do país, porém, acredita que dissidentes da ex-guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) tenham cometido os assassinatos.

Venezuela Assassinatos Colômbia mortes imigrantes venezuelanos migrantes

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência