Fotografia dos crânios de carneiros encontrados em escavação - Reprodução/Facebook/Ministry of Tourism and Antiquities of Egypt
Arqueologia

Inúmeras cabeças de carneiro mumificadas são descobertas no Egito

Escavação no Templo de Ramsés II em Abydos, no sul do Egito, revelou impressionante descoberta; confira!

Redação Publicado em 27/03/2023, às 09h24 - Atualizado às 16h07

No último domingo, 26, autoridades do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito anunciaram um achado impressionante durante escavações no Templo de Ramsés II, localizado em Abydos, no sul do Egito: mais de duas mil cabeças mumificadas de carneiros. Lá também foram achados outros animais mumificados, além de outros objetos e vestígios de um palácio.

Segundo a equipe de arqueólogos responsável pelo achado, da Universidade de Nova York, foram encontradas também múmias de ovelhas, cães, cabras, vacas, gazelas e mangustos. Vale lembrar que a região já era conhecida também por seus templos e necrópoles, como informado pelo UOL.

Mostafa Waziri, diretor do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, afirma que as descobertas devem possibilitar que se conheça melhor o templo de Ramsés II, além das atividades realizadas entre sua construção, na 6ª dinastia do Antigo Império (entre 2.374 e 2.140 a.C.) e o período ptolomaico (323 a 30 a.C.), quando os gregos dominaram o império.

Culto ao faraó

De acordo com o professor Sameh Iskandar, chefe da missão americana de escavação, as milhares de cabeças de carneiro teriam servido, no passado, como "oferendas" em um "culto a Ramsés II", celebrado, porém, séculos depois da morte do faraó

Cabeça mumificada de carneiro / Crédito: Reprodução/Facebook/Ministry of Tourism and Antiquities of Egypt

 

Além dos restos mumificados de animais, a equipe de arqueólogos também encontrou no local, conhecido por seus templos e necrópoles, vestígios de um antigo palácio com paredes de aproximadamente cinco metros de espessura, datado da 6ª dinastia, assim como estátuas, papiros, restos de árvores centenárias, roupas e sapatos de couro.

Mundo Egito Antigo curiosidades notícias arqueologia descobertas Abydos

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência