Militares anunciando a tomada do poder no Gabão - Reprodução/Vídeo/YouTube/@euronewspt
Gabão

Militares realizam golpe e tomam o poder no Gabão, na África.

Após vitória eleitoral para presidente pelo terceiro mandato seguido, o líder Ali Bongo Ondimba foi deposto e preso

Redação Publicado em 30/08/2023, às 08h23

Nesta quarta-feira, 30, um grupo de alta patente de militares das Forças Armadas do Gabão, um país localizado na costa do Atlântico da África Central, anunciou em rede nacional que ocorre agora no país um golpe de Estado. Alegando fraude eleitoral, após a vitória para o terceiro mandato seguido do presidente Ali Bongo Ondimba, eles colocaram o político em prisão domiciliar e fecharam as fronteiras do país.

De acordo com o g1, conforme pôde ser acompanhado em transmissao ao vivo do anúncio, os militares gaboneses reivindicavam a tomada de poder, o dissolvimento de todas as instituições estatais, o fechamento das fronteiras terrestres e aéreas do país, isso tudo anunciando também que as eleições foram uma fraude. Além do mais, recentemente o governo emitiu toque de recolher noturno e restrição nos serviços de internet do país, o que levantou ainda mais suspeitas.

Em nome do povo gabonês, nós decidimos defender a paz e colocar um fim no regime atual", anunciaram os militares.

Vale pontuar que Ali Bongo Ondimba, o presidente eleito e recentemente preso do país, já estava na função política há 14 anos, sendo reeleito para seu terceiro mandato com aproximadamente 64% dos votos. Após o anúncio do golpe, porém, centenas de pessoas foram às ruas do Gabão para comemorar a saída de Bongo do poder.

Ali Bongo Ondimba, presidente deposto do Gabão / Crédito: Getty Images

 

Golpes na África

Na história recente da África, até mesmo exclusivamente do Gabão, essa não é a primeira tentativa de golpe de Estado. Em 2019, militares que haviam recém-tentado tomar o poder foram presos, e também foi emitido um toque de recolher pelo governo.

Além do Gabão, o Niger também passou por um golpe militar recentemente, no fim de julho. Mali e Sudão também compõem a lista.

Mundo notícias África Golpe governo Política militar Gabão

Leia também

Irã: 260 pessoas são presas após reunião ‘satanista’, entenda!


Ator de 'The Office' revela ter furtado objeto do cenário da série


Jornal aponta que rei Charles já é mais rico que rainha Elizabeth, entenda!


Elon Musk diz que em 30 anos humanos vão colonizar Marte


Brasileiro é flagrado com cocaína no corpo e acaba condenado na França


Documentário que expõe os segredos do Vaticano sobre OVNIs irá estrear em Cannes