O vídeo que registra o ato bolsonarista - Reprodução/Vídeo
Eleições 2022

Ministério Público apura saudação nazista em ato bolsonarista

Gesto que se assemelha a saudação nazista foi flagrado em vídeo registrado durante 'manifestação' em Santa Catarina

Redação Publicado em 03/11/2022, às 13h33

Em um vídeo registrado em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, manifestantes bolsonaristas causaram indignação entre internautas ao realizarem um gesto que se parece com a saudação realizada pelos nazistas durante a Segunda Guerra

O episódio aconteceu na quarta-feira, 2, enquanto essas pessoas se encontravam na frente do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizando, base do exército local. Uma série de manifestações tem sido registrada ao redor do Brasil após o segundo turno das eleições.

Isso tem ocorrido, pois, os apoiadores de Jair Bolsonaro não aceitam a derrota do candidato do PL nas urnas durante o segundo turno das eleições. O vídeo em questão mostra homens e mulheres, que com as cores do Brasil estendem a mão enquanto cantam o Hino do país. 

A apuração

Com a repercussão do vídeo, o Ministério Público de Santa Cataria abriu uma investigação com o objetivo de apurar a saudação flagrada. Caso confirmada, pode configurar apologia ao nazismo, crime em solo brasileiro. 

A investigação inicial, como repercutido pelo G1, informa que não houve intenção de apologia ao regime encabeçado por Adolf Hitler na Segunda Guerra. Também é apontado que não existem evidências de prática de crime

Com isso, o MP não só identificou manifestantes, como também analisou os registros e escutou testemunhas presentes. Embora tenha sido dito que não existiu apologia ao regime nazista, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo reforça que o episódio é "absolutamente incompatível com o respeito exigido durante a execução do hino nacional", assim resultando em possíveis responsabilidades.

Brasil ataques eleições Política presidência Bolsonaro Lula farpas

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023