Cidade de Veneza, na Itália - Getty Images
Itália

Moradores de Veneza resistem à taxa para turistas

Centenas de cidadãos venezianos protestaram contra a taxa de ingresso para turistas na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 12

Redação Publicado em 12/09/2023, às 14h29

Nesta terça-feira, 12, 200 cidadãos de Veneza foram para as ruas da cidade italiana protestar contra a aplicação de uma taxa de ingresso para turistas. Os manifestantes se dirigiram a Câmara Municipal, que estava realizando a votação do projeto. 

A iniciativa, que está em análise para sua fase experimental, foi elaborada pela prefeitura de Veneza, e visa estabelecer um processo de reserva online e pagamento para turistas acessarem a cidade. 

Conforme repercutido pelo UOL, o objetivo deste projeto é desencorajar os turistas que ficam apenas um dia na cidade. A “contribuição de acesso”, como definiu o prefeito da cidade de Veneza, Luigi Brugnaro, será cobrada a partir de 2024, durante um período teste de 30, que inclui feriados prolongados e finais de semana durante o verão. 

Esta cidade não deve virar um museu, somos contrários. O ticket não nos salvará. Queremos casas, trabalho, aluguéis baixos”, afirmaram os manifestantes durante a manifestação. 

Taxa de acesso

Uma vez aprovado, o projeto exige que todas as pessoas físicas com mais de 14 anos paguem uma taxa de 5 euros, ou R$26, para passar o dia na cidade.

Porém, alguns grupos serão isentos deste ticket, como turistas que se hospedarem na cidade, moradores de Vêneto, quem for à região em busca de atendimento médico ou durante competições esportivas e companheiros, familiares de até terceiro grau ou cônjuges de residentes de Veneza. 

Itália Veneza manifestação moradores anúncio Turistas taxa Luigi Brugnaro

Leia também

Planos de motociclistas para assassinar Mick Jagger são revelados em série


Operação da PF retira 2 mil armas de aeroporto alagado no Rio Grande do Sul


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Segundo estudo, mudança climática tornou chuvas no RS mais intensas


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alabama marca execução com gás nitrogênio de condenado que sobreviveu à execução