Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Veneza

Veneza pretende taxar turistas a partir de 2024

“É uma forma de passar culturalmente a ideia de que é como comprar ingresso para um museu.”, afirmou o prefeito da cidade de Veneza, Luigi Brugnaro

Redação Publicado em 29/08/2023, às 15h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cidade de Veneza, na Itália - Getty Images
Cidade de Veneza, na Itália - Getty Images

Nesta terça-feira, 29, o prefeito da cidade de Veneza, Luigi Brugnaro, afirmou que a região irá impor uma taxa para turistas a partir de 2024. Considerada uma “contribuição de acesso”, o valor será cobrado apenas nos finais de semana mais críticos.

Mas provavelmente excluiremos os dias das grandes manifestações como a 'Regata Storica' e 'Festa del Redentore', porque não faz sentido limitar essas datas", esclareceu Brugnaro.

Conforme repercutido pelo UOL, o prefeito também explicou que a cobrança visa desencorajar “visitantes de um só dia”, para os mesmos passarem a reservar sua estadia na cidade.

Os residentes, trabalhadores e os que pernoitam, sabemos quantos são. O que dá problema é o alto número de visitantes por um dia, que vêm com a família, passeiam aqui. Não tem problema, mas talvez possamos desencorajar a vinda em certos dias e criar o hábito de 'reservar' a vinda à cidade", disse Brugnaro.

Patrimônio em perigo

Esta medida, que foi postergada em duas outras ocasiões, foi concebida para frear a degradação da região histórica, causada pelas mudanças climáticas e pelo turismo. O estado critico da cidade levou a Unesco a sugerir, no último mês de julho, a inserção de Veneza na relação de patrimônios da humanidade em perigo.

Não espero resultados extraordinários, mas é uma forma de passar culturalmente a ideia de que é como comprar ingresso para um museu. Reserva o estacionamento, a visita, cuida bem dela e não incomoda quem mora e vive nela", concluiu o prefeito Luigi Brugnaro.