O militar Gary Prado Salmón (à esquerda) e o guerrilheiro Che Guevada (à direita) - Divulgação / Redes sociais / Wikimedia Commons / Alberto Korda
Che Guevara

Morre, aos 84 anos, militar que capturou Che Guevara

Gary Prado Salmón teve morte divulgada pelo filho por meio das redes sociais

Giovanna Gomes Publicado em 08/05/2023, às 07h15

O filho do general boliviano Gary Prado Salmón anunciou nas redes sociais que seu pai faleceu aos 84 anos em Santa Cruz, no sábado, 6.

Em sua mensagem, Gary Prado Araúz descreveu o legado do pai como sendo de amor, honradez e bom temperamento, e agradeceu às pessoas que apoiaram a família durante sua agonia. Prado Salmón havia sido hospitalizado em abril devido a complicações de saúde.

"O Senhor acaba de chamar ao seu Reino o meu pai Gral Div SP Gary Augusto Prado Salmón. Estava ao lado da esposa e dos filhos. Nos deixa um legado de amor, honradez e bom temperamento. Foi uma pessoa extraordinária", escreveu Araúz no Facebook.

Captura de Che

Em 8 de outubro de 1967, Prado Salmón comandou uma patrulha no sudoeste da Bolívia que capturou o revolucionário argentino de esquerda, Ernesto "Che" Guevara, que estava ferido. No dia seguinte, Guevara foi executado por ordem do exército boliviano.

Por sua defesa contra o que o governo militar boliviano considerou como uma "invasão estrangeira subversiva", o Congresso boliviano nomeou Prado Salmón herói nacional em 1967.

Em 1981, um tiro acidental atingiu sua coluna, deixando-o em uma cadeira de rodas. Sete anos depois, em 1988, o general se aposentou da carreira militar.

Che Guevara militar boliviano Gary Prado Salmón

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro