Claude Lorius na Antártida, onde passou seis dos seus 91 anos de vida pesquisando - Divulgação/Claude Lorius Site
Aquecimento global

Morre, aos 91 anos, Claude Lorius, pioneiro no debate de aquecimento global

O cientista francês foi um dos primeiros a identificar o papel das emissões de CO2 nas mudanças climáticas

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/03/2023, às 17h53

Claude Lorius, cientista francês, faleceu na terça-feira, 21, aos 91 anos. A informação partiu de sua editora, a Arthaud, e de seu ex-colaborador, Jérôme Chappellaz. O glaciologista, ou seja, um cientista que estuda o gelo e as geleiras, foi um dos pioneiros no debate sobre o aquecimento global.

Segundo o UOL, Lorius foi um dos primeiros cientistas a associar o papel das emissões de dióxido de carbono (CO₂) às mudanças climáticas e ao aumento do nível da temperatura da Terra. Durante a década de 1970, ele começou a compartilhar suas primeiras teorias sobre o impacto da ação humana no clima do planeta.

Lorius realizou sua primeira expedição à Antártida em 1957. Seis dos seus 91 anos de vida foram passados em diferentes expedições no continente, onde condições extremas de temperatura são a norma. 

Claude Lorius

O cientista e glaciologista Claude Lorius nasceu em 27 de fevereiro de 1932 na França. Ele foi um dos idealizadores da ciência da climatologia, a área que desenvolve o estudo científico do clima.

Entre os anos de 1977 e 1978, ele conseguiu realizar uma escavação de 900 metros de profundidade na Antártida que possibilitou a reconstituição dos últimos 40 mil anos da história climática da Terra. Em 1984, ele foi ainda mais longe, conseguindo um alcance de 150 mil anos. 

Com esses estudos da história climática do planeta, ele percebeu que curvas de temperatura seguem ritmos regulares, mas que isso deixou de ser verdade na Terra a partir do século XIX, quando a Revolução Industrial mudou a maneira que produzimos, consumimos e usamos combustíveis fósseis. Desde então, a temperatura vem aumentando de maneira que foge à regularidade natural.

França Antártida aquecimento global Mudanças Climáticas Claude Lorius

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência