Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Antártida

Na Antártida, pesquisadores mapeiam calor sob as camadas de gelo

Os resultados do estudo preveem como as camadas de gelo serão afetadas com o aquecimento global

Redação Publicado em 26/12/2022, às 13h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de blocos de gelo na Antártida - Getty Images
Imagem ilustrativa de blocos de gelo na Antártida - Getty Images

Nesta segunda-feira, 26, pesquisadores do Centro de Excelência em Ciência Antártida da Universidade da Tasmânia divulgaram um estudo na revista Nature que revela como o gelo antártico e os níveis do mar serão afetados nos próximos anos devido ao aquecimento global. 

A previsão foi feita a partir da análise dos mapas do fluxo de calor geotérmico (GHF) e, de acordo com uma nota divulgada pela Universidade, tem como objetivo identificar a história tectônica da região e a atual condição das placas de gelo

Segundo Jacqueline Halpin, coautora das pesquisas e investigadora-chefe do ACEAS do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos (IMAS), os dados coletados são extraídos a partir das variações do fluxo de calor nas escalas finas de gelo: 

Extrair esse tipo de informação dos mapas é um passo crucial para ajudar os modeladores de placas de gelo a prever a futura perda de gelo da Antártida e o aumento do nível do mar". 

Os resultados revelam ainda que, em escalas globais, caso as temperaturas atmosféricas médias do planeta sejam alteradas em 2 e 3 graus Celsius, o nível do mar pode subir seis metros. 

Estudos 

De acordo com informações divulgadas pela revista Galileu, a equipe explicou que a observação do fluxo geotérmico permite identificar os processos tectônicos do passado e do presente, uma vez que na Antártida tal identificação é dificultada pela camada de gelo. 

Felicity McCormack, integrante da Iniciativa de Pesquisa Especial ARC para Garantir o Futuro Ambiental da Antártida (SAEF) na Universidade Monash, também explicou: 

Para entender o destino dessas camadas de gelo, precisamos entender como elas estão fluindo. Um componente-chave disso é como o aquecimento geotérmico contribui para a produção de água líquida na base da camada de gelo e acelera o fluxo de gelo por deslizamento".

+Confira o estudo completo em inglês clicando aqui