Bruno Covas em 2017 - Getty Images
Personagem

Morre Bruno Covas, prefeito de São Paulo, após intensa batalha contra o câncer

Prefeito estava internado desde começo de maio no Sírio Libanês, em São Paulo

Thiago Lincolins Publicado em 16/05/2021, às 11h07 - Atualizado às 11h08

O Brasil recebeu a triste notícia de que o prefeito Bruno Covas faleceu aos 41 anos após uma intensa luta contra o câncer, às 8h20 deste domingo, 16.  

Em seus últimos momentos de vida, Bruno foi submetido a sedativos e analgésicos para evitar as fortes dores.

Na última sexta-feira, 14, o quadro clínico de Bruno foi considerado irreversível pelos médicos que acompanhavam seu tratamento. 

"O Prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica. Neste momento, encontra-se no quarto acompanhado de seus familiares", detalhou um boletim divulgado na sexta-feira.

Agora, será realizada uma cerimônia na sede da prefeitura de SP, às 13h, apenas para seus familiares e amigos próximos. Já o enterro se dará em Santos, contando com família do ex-prefeito.

O histórico

Internado desde 2 de maio no Sírio Libanês, em São Paulo, Covas passava por um tratamento contra o câncer que atingiu o sistema digestivo com metástase nos ossos e fígado, conforme divulgado pelo portal de notícias G1.

A luta de Covas contra o câncer não é recente. Em 2019, ele foi diagnosticado com a doença e foi submetido a quatro meses de quimio, processo que foi capaz de impedir o avanço da doença. Entretanto, o ex-prefeito acabou encontrando novas complicações em abril de 2021.

Durante o tratamento recente, Bruno chegou passar por imunoterapia e terapia-alvo. Já na última semana, ele fora sumbetido a sessões de radioterapia com o objetivo de ajudar a conter um sangramento agudo na cárdia. 

Covas durante as últimas eleições de SP /Crédito: Getty Images

 

'Continuo a lutar'

No último 9 de maio, que marcou o Dia das Mães, o prefeito chegou a homenagear não só a sua mãe, mas também Karen Ichiba, ex-mulher e progenitora de seu filho, Tomás, que tem 15 anos. 

"Vamos todos celebrar essa data tão especial, mas sem esquecer de manter os cuidados com o uso de máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. Bom domingo! #forçafocoefé", pediu o político.

No mesmo dia, o prefeito publicou uma imagem onde aparecia sorridente e revelando que não tinha perdido a motivação. 

 

"Continuo a lutar aqui no hospital. sem baixar a cabeça e sem perder minha motivação. Muita força, foco e fé. Espero logo estar junto de vocês para agradecer por todo carinho", informava a postagem.

A trajetória de Bruno

Bruno nasceu na cidade de Santos, que compreende o literal de SP, em 7 de abril de 1980. Além de prefeito, Covas também era advogado e economista.

Descobrindo sua vocação na política, ele atuou não só como deputado estadual, secretário de Meio Ambiente de SP e presidente do Juventude do PSDB, mas também como deputado federal.

Neto de Mário Covas, o site oficial de Bruno descreve que ele enxergava o avô como uma grande referência na política. "Aprendi com meu avô que inspirar as pessoas e dar o exemplo são parte da tarefa pública", disse Bruno. 

Conseguindo o cargo de prefeito de São Paulo em abril de 2018 após a renúncia de João Dória, atual governador de SP, o pai de Tomás acabou garantindo a reeleição no ano de 2020. Vale ressaltar que foi nesta disputa que ele conseguiu o feito de vencer todos os distritos eleitorais de SP num único turno.

São Paulo morte Câncer Luto prefeito Bruno Covas

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada