Cleonice Berardinelli em cena do documentário "(O vento lá fora)" - Reprodução/Vídeo/Biscoito Fino
Brasil

Morre Cleonice Berardinelli, integrante mais velha da ABL, aos 106 anos

Considerada uma das maiores especialistas do mundo em literatura portuguesa, ela era a integrante atual mais longeva da Academia

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/02/2023, às 15h19

Cleonice Berardinelli, professora e escritora, morreu nesta terça-feira (31) no Rio de Janeiro, aos 106 anos de idade. Ela, que era considerada uma das maiores especialistas do mundo em literatura portuguesa e a primeira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa, ocupava a oitava cadeira da Academia Brasileira de Letras, a ABL.

A informação, que foi confirmada pela ABL e publicada pela Folha, é de que Berardinelli era a integrante atual mais longeva da Academia. Ela foi eleita para a organização em 2009, quando tinha 93 anos, e se tornou a sétima mulher a entrar no grupo.

Cleonice, que era acadêmica pela ABL e por vocação, estudou Letras Neolatinas na USP e foi professora por mais de 50 anos. Ela escreveu e organizou obras acadêmicas importantes como “Antologia do Teatro de Gil Vicente” (1971), “Fernando Pessoa. Obras em Prosa” (1975) e “Sonetos de Camões” (1980).

O que é a Academia Brasileira de Letras?

A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural que existe desde 1897 no Rio de Janeiro que tem como objetivo “o cultivo da língua e da literatura nacional”, de acordo com seu próprio website. O primeiro presidente da ABL foi Machado de Assis.

A ABL tem 40 membros “efetivos e perpétuos”, que continuam homenageados como “imortais” mesmo depois de morrerem e saírem da Academia. A organização também conta com 20 sócios correspondentes estrangeiros.

Em 2022, grandes nomes da cultura brasileira entraram na ABL como novos imortais, como Gilberto Gil e Fernanda Montenegro. A Academia completou, no ano passado, 125 anos de existência.

Literatura Fernando Pessoa Academia Brasileira de Letras ABL Cleonice Berardinelli

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023