Fotografia de Billy Guyton durante jogo em 2017 - Getty Images
Rugby

Morte de jogador de rugby da Nova Zelândia é conectada com violência do esporte

Billy Guyton, atleta profissional de rugby que faleceu em 2023, teve causa de morte confirmada recentemente; entenda o caso!

Ingredi Brunato Publicado em 14/03/2024, às 13h30

Billy Guyton morreu em 2023 com apenas 33 anos de vida. O homem, que era um jogador profissional de rugby da Nova Zelândia, teve sua causa de morte confirmada recentemente após seu cérebro ser analisado pela Universidade de Auckland. 

O atleta neozelandês faleceu como decorrência de um quadro de encefalopatia traumática crônica (ETC) de estágio 2, uma doença degenerativa que piora com o tempo e não tem cura. 

A ETC é causada por pela recorrência de traumatismos cranianos, ou, em outras palavras, de repetitivas pancadas fortes na cabeça — ela é associada, por exemplo, ao box. 

O óbito de Guyton, portanto, acabou sendo conectado à violência do esporte em que competia. Conforme repercutido pelo The Guardian, o atleta é o primeiro jogador de rugby a ter um diagnóstico confirmado de encefalopatia traumática crônica (o que só pode ser confirmado após a morte do paciente). 

Mais detalhes 

O diagnóstico de um jovem com ETC é significativo, pois indica quão cedo na vida o cérebro foi afetado por pancadas na cabeça", explicou Maurice Curtis, um dos pesquisadores responsáveis por analisar o cérebro do atleta, ainda de acordo com o veículo. 

Billy Guyton, vale mencionar, se aposentou ainda em 2018, quando tinha 28 anos, justamente por conta dos sintomas que experienciava. Durante sua curta carreira, o neozelandês sofreu múltiplas concussões

esporte notícias jogador violência rugby pancadas

Leia também

Em sua estreia profissional, boxeador morre após ser nocauteado


Bombeiros se esforçam para resgatar cavalo preso no 3º andar de edifício em São Leopoldo


Reconciliação entre Kate Middleton e Príncipe Harry é cada vez mais improvável


MPF acusa cinco ex-agentes do regime militar pela morte de Marighella


Em que consistem os 'aviões do juízo final' adquiridos pelos EUA?


FBI alerta para possíveis ataques do Estado Islâmico contra comunidade LGBTQIA+