Hamilton Mourão - Divulgação/Youtube/UOL
Dom Phillips e Bruno Araújo Pereira

Mourão comenta desaparecimento de jornalista e indigenista: Região 'inóspita e extremamente perigosa'

Hamilton Mourão diz que jornalista inglês e indigenista desaparecidos deveriam ter avisado autoridades

Redação Publicado em 13/06/2022, às 18h16

Segundo Hamilton Mourão, sobre o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo Pereira, a região é "inóspita e extremamente perigosa". O vice-presidente falou com jornalistas, nessa segunda-feira, 13.

Dom Phillips Bruno Araújo Pereira desapareceram no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, próximo à Terra indígena, Vale do Javari. Segundo Mourão, eles deveriam ter avisado autoridades antes de irem ao local. As informações são do jornal Cultura.

“É um caso de polícia, né? É uma região inóspita, afastada de tudo, na fronteira com o Peru. Do lado peruano, uma série de ilegalidades acontece […] do nosso lado, também. As duas pessoas entram numa área que é perigosa, sem pedir uma escolta, sem avisar efetivamente as autoridades competentes e, passam a correr risco, né. Lamentavelmente, é isso aí”, disse.

A região é alvo do avanço de garimpo ilegal, tráfico de drogas e roubo de madeira. O indigenista Bruno Araújo Pereira era vítima de ameaças por madeireiros, garimpeiros e pescadores. Eles foram vistos pela última vez no domingo 5 de maio, quando chegaram à comunidade São Rafael, às 6h. Segundo divulgado pela Unijava, a equipe vinha recebendo ameaças em campo.

“Vamos torcer pra que eles estejam com vida ou estejam sido simplesmente aprisionados, seja lá o que for, ou tenham conseguido se evadir das pessoas que estavam tentando fazer algum dano a eles e estão vagando por dentro da selva”, completou o vice-presidente aos jornalistas.

Localização dos corpos?

A equipe de busca localizou pertences de Bruno e um cartão de saúde além de uma mochila com roupas pessoas de Dom na área, próximo à casa de Amarildo Costa de Oliveira, conhecido como Pelado, que foi preso, suspeito de envolvimento.

A esposa de Phillips alegou que os corpos foram encontrados, mas as informações não foram confirmadas pela PF. Segundo o jornal britânico 'The Guardian', ela foi informada pela embaixada brasileira no Reino Unido, que alegou que mantém contato com a família de Dom Phillips. Além disso esclareceu que as informações sobre o caso devem ser solicitadas às autoridades responsáveis no Brasil. As informações são do G1.

Amazônia desaparecimento Hamilton Mourão Dom Phillips Bruno Araújo Pereira Vale do Javari

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência