Dados da paciente foram alterados - Divulgação/Arquivo pessoal
Blumenau

Mulher busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Moradora de Blumenau ainda teve os dados cadastrais alterados para frases remetendo a Jair Bolsonaro e ao Partido dos Trabalhadores (PT)

Giovanna Gomes Publicado em 17/04/2024, às 15h34

Uma moradora de Blumenau enfrentou uma situação angustiante ao tentar consultar um médico no último fim de semana. A mulher, que tem 36 anos, encontrou obstáculos para realizar um exame no centro de atendimento a pacientes com suspeita de dengue devido a uma falha incomum no sistema, que indicava que ela estava morta.

Esse equívoco revelou outras inconsistências, algumas delas com conotações políticas, mencionando o ex-presidente Jair Bolsonaro e o Partido dos Trabalhadores (PT).

De acordo com o portal Metrópoles, o advogado da vítima, Telemaco Marrace, relatou que a cliente estava se sentindo mal no último domingo e que, por isso, decidiu buscar ajuda no centro de atendimento instalado pela prefeitura na Furb.

Durante o atendimento, a equipe não conseguiu solicitar um exame através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), uma ferramenta virtual do Ministério da Saúde que organiza solicitações médicas. O protocolo não pôde ser concluído porque o Cartão Nacional de Saúde da paciente indicava que ela havia falecido em novembro de 2022.

Além disso, foram reveladas outras informações incorretas para a paciente: o nome do pai foi substituído por "Morto pelo PT", sua etnia foi erroneamente listada como indígena, e seu endereço de e-mail foi alterado para "bolsonaroeuteamo@odeioopt.com". Curiosamente, o nome da rua em seu suposto endereço era "Eu amo Bolsonaro".

Investigação foi solicitada

Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), foi descoberto que as alterações no cadastro foram feitas em Pernambuco e Minas Gerais, locais onde a paciente nunca esteve, conforme afirma o advogado. Ele solicitou ao Ministério Público uma investigação, e o órgão informou que abrirá uma notícia de fato para apurar o incidente.

Um boletim de ocorrência também foi registrado pela mulher na terça-feira, porém, a Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o caso.

mulher Bolsonaro PT morta sistema Blumenau

Leia também

Após 8 anos, cientistas desvendam mistério de 'borboleta gigante' no espaço


Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história