Imagem ilustrativa - Imagem de klbz por Pixabay
Indenização

Mulher que fez quimioterapia sem ter câncer recebe indenização de plano de saúde

A mulher, de 67 anos de idade, ganhou uma ação na justiça depois de ter sido submetida a 6 anos de quimioterapia sem necessidade

Giovanna Gomes Publicado em 11/01/2024, às 10h00

A Justiça de São Paulo determinou que um plano de saúde pague uma indenização de R$ 200 mil a uma mulher de 67 anos que passou seis anos tratando um câncer inexistente com quimioterapia devido a um erro de diagnóstico. O incidente ocorreu em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

De acsordo com o processo, a paciente foi inicialmente diagnosticada com neoplasia maligna na mama direita e submetida a uma mastectomia em outubro de 2010, quando tinha 54 anos. No ano seguinte, foi informada de que estava com metástase óssea e iniciou o tratamento de quimioterapia.

Segundo informações do portal Metrópoles, o diagnóstico equivocado ocorreu quando ela estava vinculada ao plano Amico Saúde, que foi condenado a pagar a indenização pela 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A descoberta do erro

A descoberta do erro ocorreu seis anos mais tarde, quando a paciente já havia mudado para outro plano de saúde, e o médico associado à nova operadora suspeitou do diagnóstico. Em 2017, exames adicionais confirmaram que ela nunca teve tumor nos ossos.

Na ação movida contra o plano, a defesa da paciente alegou que ela foi submetida a um tratamento quimioterápico "pesado e doloroso", com a utilização de medicamentos que causaram "inúmeras consequências negativas" em sua vida, tanto do ponto de vista psicológico quanto físico.

Na sentença que condenou a Amico Saúde, o desembargador Edson Luiz de Queiroz enfatizou que a paciente foi submetida a um sofrimento que poderia ter sido evitado ou reduzido, impondo a obrigação de reparação por danos morais e materiais. Ele destacou a comprovação da perda de massa óssea, mobilidade e dentição pela paciente.

Em dezembro de 2023, a Amico Saúde chegou a um acordo com a paciente e efetuou o pagamento do valor da indenização.

notícias Câncer indenização paciente quimioterapia plano de saúde

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023