Imagem ilustrativa de uma pessoa segurado a mão de um bebê - Foto de bingngu93, via Pixabay
Dinamarca

Mulheres denunciam Dinamarca por campanha de controle de natalidade sem autorização

As mulheres alegam que dispositivos intrauterinos (DIUs) foram inseridos nelas quando eram crianças

Redação Publicado em 02/10/2023, às 18h29 - Atualizado às 19h15

Um grupo de mulheres da Groenlândia está buscando indenizações da Dinamarca devido a uma polêmica campanha de controle de natalidade realizada nos anos 1960, como informado pelo advogado de tal grupo nesta segunda-feira, 2.

Embora a investigação oficial conduzida pelas autoridades da Groenlândia e da Dinamarca continue até maio de 2025, as mulheres estão procurando uma compensação imediata, considerando que algumas delas já estão entre os 70 e 80 anos.

O que precisamos fazer quando sabemos claramente que houve violações da lei e dos direitos humanos?”, afirmou Naja Lyberth à Reuters, uma das mulheres que estão pedindo a indenização. 

O escândalo ressurgiu após uma reportagem da emissora dinamarquesa DR no ano passado, que revelou registros indicando que entre 1966 e 1970, aproximadamente 4.500 dispositivos intrauterinos (DIUs) foram inseridos em mulheres e adolescentes, algumas com apenas 13 anos, sem seu consentimento ou conhecimento.

Processo de investigação

Os governos de ambos os países reuniram uma equipe de pesquisadores para investigar a extensão desses casos e o processo de tomada de decisão que levou à campanha, que ocorreu entre 1960 e 1991, quando a Groenlândia assumiu o controle de seu sistema de saúde, segundo a Reuters, via UOL.

O grupo de mulheres está solicitando uma indenização no valor de 300 mil coroas dinamarquesas (cerca de 42.380 dólares) para cada uma. O advogado do grupo, Mads Pramming, enviou um pedido em nome delas à primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, nesta segunda-feira. Até o momento, o gabinete da primeira-ministra não emitiu comentários sobre o assunto.

Crianças Dinamarca indenização Groenlândia DIU idade natalidade advogado Dispositivos 13

Leia também

Em entrevista, papa Francisco diz que homossexualidade é ‘condição humana’


Novo estudo confirma teoria de Einstein sobre buracos negros


Bebê Rena: Martha da vida real também perseguiu político com e-mails


Vídeo publicado por Trump menciona 'Reich unificado' caso seja reeleito


Entenda regra que impede Olivia Colman de concorrer ao Emmy por The Crown


Preso por espionagem, cientista russo é condenado a 14 anos de prisão