Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Estímulo à natalidade: Governo japonês irá investir R$ 127 milhões em famílias

O dinheiro será usado para apoiar financeiramente os japoneses que decidiram ter filhos; entenda!

Redação Publicado em 03/06/2023, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de bebê segurando dedo de um adulto - Foto de Pexels, via Pixabay
Imagem ilustrativa de bebê segurando dedo de um adulto - Foto de Pexels, via Pixabay

Na última quinta-feira, 1, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, informou à população que o governo havia separado um valor equivalente a 127,3 bilhões de reais para ser destinado às famílias japonesas. 

Esse investimento serviria para auxiliar financeiramente os cidadãos que decidiram ter filhos, e também incentivar aqueles que ainda não optaram por serem pais — isso pois a queda de natalidade é um grande problema no país asiático. 

Com uma pirâmide populacional invertida, o Japão é conhecido por ter mais mortes do que nascimentos, o que provoca seu encolhimento demográfico. A mais recente medida é apenas uma entre várias decisões tomadas pelas autoridades da nação para tentar mitigar a questão. 

O plano 

Conforme informado pelo jornal O Globo, os R$ 127 bilhões serão investidos no decorrer dos próximos três anos. O valor será utilizado para, por exemplo, permitir que pais saiam mais de licença ou possuam horários de trabalho adaptáveis. 

Kishida afirmou ainda esperar que o desdobramento sirva para "aumentar a renda dos jovens e a geração que está a idade de criar crianças". 

Outro detalhe relevante aqui é que o governo japonês não informou de onde retirará o dinheiro usado neste novo programa, o que teria causado preocupação para alguns cidadãos.