Múmia descoberta com cabelos em bairro residencial em Lima, no Peru - Reprodução/Facebook/Museo de Sitio Huaca Pucllana
Arqueologia

Múmia de mil anos é encontrada ainda com cabelo em bairro residencial no Peru

Indivíduo encontrado era um adulto que foi enterrado junto de vasos de cerâmica, tecidos e outros objetos

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunatto Publicado em 12/09/2023, às 11h27 - Atualizado às 11h34

Em meio a um sítio arqueológico em um bairro residencial, no centro de Lima, no Peru, arqueólogos fizeram um achado bastante surpreendente: uma múmia de aproximadamente mil anos, além de vasos de cerâmica, tecidos e outros objetos antigos. O mais curioso, porém, é o fato de o esqueleto ainda preservar grande parte de seu cabelo.

Localizada no distrito de Miraflores, a descoberta foi divulgada no dia 1 de setembro pelo Museu do Sítio de Huaca Pucllana, no Facebook. "No âmbito do projeto de investigação de 2023, foi achado um contexto funerário do período Ychsma localizado no topo da pirâmide de Pucllana", diz a publicação.

Mirella Ganoza, chefe da equipe de arqueólogos responsável pelo achado, contou à Reuters que, a partir da análise dos restos mortais, pode-se perceber que o indivíduo ali enterrado era um adulto, embora o sexo ainda não tenha sido identificado. Encontrada sentada, a múmia estava com as pernas dobradas e apresentava uma mandíbula praticamente intacta.

De acordo com a Revista Galileu, o indivíduo mumificado data do início da cultura Ychsma, que se desenvolveu em um período anterior à reorganização social proveniente da chegada dos Incas na região.

Até 2015, a presença da cultura Ychsma era conhecida a partir de oferendas feitas com cabelo humano em mates ou embrulhadas em folhas de achira achadas em diferentes áreas desta esplanada, até mesmo em fendas", comenta Mirella Ganoza ao portal de notícias La República.

Outros artefatos

Além da múmia cabeluda em si, Ganoza e Frank Baquerizo, outro arqueólogo envolvido no projeto, dão destaque para as peças de cerâmica encontradas no túmulo, ao lado dos restos mortais. Entre elas, está um pote comum, contendo uma mistura ainda não identificada; e um recipiente vazio, decorado tipicamente de acordo com a cultura Chancay.

Na mão esquerda do indivíduo, encontraram o que pode ter sido um tipo de bolsa de tecido, decorada com peças de metal verde. Além do mais, o próprio penteado da múmia chama atenção: "O que parece uma trança pode ser um cordão que segurava seu penteado", observa a arqueóloga.

Acho muito interessante que bem no coração de Miraflores, no meio da cidade, rodeado de edifícios e construções modernas, ainda esteja preservado um importante local, o centro cerimonial Huaca Pucllana", finaliza Mirella Ganoza à Reuters, sobre a inusitada localização do achado.
Mundo notícias arqueologia Peru Múmia América do Sul cerâmica Lima Cabelo Inca Chancay Ychsma

Leia também

Com drones, bombeiros resgatam jovens perdidos na Serra do Lenheiro (MG)


Homem preso por contrabando de aranhas pode ser curador de museu dos EUA


Médico em missão humanitária no RS é encontrado morto em abrigo


Israelenses são flagrados destruindo caixas de ajuda humanitária


Cachorro eleito o mais feio do Reino Unido vira estrela da Marvel


Igreja Católica divulga guia de instruções para pecadores obterem o perdão