Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Antigo cemitério anterior ao Império Inca é descoberto no norte do Peru

Datado de 800 a mil anos atrás, o cemitério continha várias oferendas e ornamentos em seu interior

Redação Publicado em 05/09/2023, às 08h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia em meio às escavações de antigo cemitério pré-Inca no Peru - Divulgação/Ministério da Cultura do Peru
Fotografia em meio às escavações de antigo cemitério pré-Inca no Peru - Divulgação/Ministério da Cultura do Peru

Na última semana, um trabalho desenvolvido em conjunto entre arqueólogos peruanos e japoneses revelou um novo sítio arqueológico no norte do Peru que, para a surpresa de muitos, era um cemitério ainda anterior ao emblemático Império Inca (1438 - 1572). Segundo o Ministério da Cultura do país, o local possui entre 800 e mil anos de idade.

Descobrimos um sítio arqueológico do período Wari com idade entre 800 e 1000 anos na região de Cajamarca, a 900 quilômetros ao norte de Lima", contou Shinya Watanabe, um arqueólogo japonês envolvido na descoberta, à AFP. "Duas câmaras funerárias com covas para colocação de múmias e oferendas aos antepassados foram encontradas no local."

Além disso, no local também perceberam que as câmaras funerárias possuem dois níveis, todos com cinco nichos nas paredes com oferendas como conchas de moluscos, fragmentos de cerâmicas e uma placa tripé inteira.

Segundo o site Olhar Digital, ainda acharam, também, uma figura de personagem feminina, um vaso preto com incisões comum em rituais pré-incas, chamado kero wari, dois instrumentos de sopro de cerâmica e dois bustos estólicos de cobre.

Vaso de cerâmica ornamental encontrado em antigo cemitério pré-Inca, no Peru
Vaso de cerâmica ornamental encontrado em antigo cemitério pré-Inca, no Peru / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura do Peru

Cultura Wari

O arqueólogo Shinya Watanabe, professor da Universidade de Nanzan, no Japão, também acrescenta que o recém-encontrado cemitério "é uma grande descoberta porque os arqueólogos estavam procurando evidências da cultura Wari”, uma civilização anterior aos Incas que floresceu no centro dos Andes. "Muitas pessoas de múltiplas origens viveram aqui. Era um centro cerimonial dedicado ao culto dos antepassados", acrescenta.

+ Antes dos Incas, império Wari já mostrava seu poder através do pigmento, sugere estudo

Localizado no vale de Jequetepeque, na província de San Miguel, em Cajamarca — região peruana na fronteira com o Equador —, o novo sítio arqueológico revelou artefatos que, segundo a chefe do escritório de cultura local, Judith Padilla, possibilitam uma melhor compreensão do "estilo de vida e práticas rituais" dos antigos grupos que viviam na região.

Restos mortais encontrados no antigo cemitério do Peru
Restos mortais encontrados no antigo cemitério do Peru / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura do Peru

Por fim, o Ministério da Cultura do Peru pontua que o principal objetivo das pesquisas e escavações é entender o sistema sociopolítico da cultura existente na região de Cajamarca durante o chamado período do Horizonte Médio e sua relação com a cultura Wari. Esta, por sua vez, viveu entre os séculos 7 e 13, antes de serem conquistados pelo Império Inca, que viria a se tornar o maior da América pré-colombiana.