Kleite Keller durante invasão ao Capitólio - Divulgação/ FBI
Estados Unidos

Nadador que ganhou duas medalhas de ouro em Olimpíadas é indiciado por invasão ao Capitólio

Klete Keller participou da invasão ao Congresso americano usando uma jaqueta da comissão olímpica dos EUA

Fabio Previdelli Publicado em 14/01/2021, às 12h27

Conforme repercutido pela coluna Olhar Olímpico, do UOL, o ex-nadador americano Klete Keller foi formalmente acusado em um tribunal de Washington por participar, na quarta-feira da semana passada, 6, da invasão ao Capitólio.  

Keller foi identificado graças ao site especializado em natação Swin Swam, que o reconheceu em um vídeo que foi publicado no portal Townhall. Posteriormente, o FBI confirmou que a pessoa que aparecia nas filmagens realmente era o campeão olímpico. 

Com isso, uma queixa criminal contra Klete foi encaminhada até o tribunal federal da capital americana, que passou a acusá-lo de obstruir a aplicação da lei, intencionalmente entrar ou permanecer em um prédio ou terreno restrito sem autoridade legal e de entrada violenta e conduta desordeira. Até o momento, não fora confirmado se o atleta foi detido.  

Companheiro de Michael Phelps na seleção norte-americana, Keller participou de três Olimpíadas: 2000, em Sydney; 2004, em Atenas; e 2008, em Pequim. Ele alcançou o lugar mais alto do pódio nas últimas duas, na prova de revezamento 4x200 livre. Além disso, ele ganhou medalha de prata nesta mesma prova em 2000 e ainda levou dois bronzes para casa: nos 400 metros, nas edições de 2000 e 2004.  

"Em casa, e em todo o mundo, os atletas da equipe dos EUA têm um padrão muito alto, pois representam nosso país dentro e fora do campo. O que aconteceu em Washington foi um caso em que esse padrão claramente não foi cumprido", comentou Sarah Hirshland, CEO do comitê olímpico, em seu Twitter ao falar sobre a participação de Klete na invasão.

Na ocasião, ele usava uma jaqueta da delegação olímpica, o que expôs não só o comitê olímpico americano como todos seus patrocinadores.  

"Respeitamos os direitos de indivíduos e grupos privados de protestar pacificamente, mas de forma alguma toleramos as ações tomadas por aqueles no Capitólio na semana passada", comentou a USA Swimming, a federação de natação dos Estados Unidos.  

Estados Unidos notícias Klete Keller indiciado Invasão ao Capitólio nadador olímpico

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria