Representação artística de asteroide no espaço - Divulgação/Frantisek Krejci/Pixabay
Asteroide

NASA alerta sobre asteroides gigantes cruzando a órbita da Terra nesta semana

Os três asteroides do tamanho de arranha-céus não apresentam perigo de colisão; mesmo assim, NASA classificou dois como potencialmente perigosos

Redação Publicado em 27/02/2023, às 18h49

Diversos asteroides chamam o nosso sistema solar de casa, passeando em alta velocidade pelo espaço. Nesta semana, a NASA anunciou que três deles, mais ou menos do tamanho de arranha-céus, vão passar ao lado da Terra. Sim, só ao lado, sem risco de colisão e passando quase 3,5 milhões de quilômetros longe do planeta. Mesmo assim, a agência espacial classificou dois deles como potencialmente perigosos.

Nesta segunda-feira, 27, um asteroide chamado 2012 DK31 vai passar pelo planeta a uma distância confortável de 4,8 milhões de quilômetros. Ele tem 137 metros de comprimento, mais ou menos o tamanho de um edifício de 40 andares. A órbita desse asteroide ao redor do Sol coincide com a órbita da Terra de anos em anos.

Na terça-feira, 28, um asteroide com um tamanho parecido ao do dia anterior também vai passar perto da Terra. Perto, claro, é relativo quando falando do espaço. Conhecida como 2006 BE55, a rocha espacial cruza a órbita da Terra a cada 4 ou 5 anos, mas, segundo o LiveScience, com 3,5 milhões de quilômetros de distância.

Um terceiro asteroide vai cruzar a órbita da Terra na sexta-feira, 3 de março. Com um tamanho de 76 metros e voando a uma distância de 5,3 milhões de quilômetros do nosso planeta azul, o 2021 QW não é grande o suficiente para ser classificado pela NASA como um PHA, ou seja, um asteroide potencialmente perigoso (em inglês, ‘potentially hazardous asteroid’).

Potencialmente perigosos

A medida de asteroides PHA, ou seja, grandes rochas espaciais que podem ser potencialmente perigosas para o planeta Terra, é uma tarefa de prevenção importante realizada pela NASA. 

A agência espacial classifica como possivelmente danoso qualquer asteroide que seja grande o suficiente e esteja orbitando de maneira próxima o suficiente ao planeta Terra, de modo que, se sua trajetória mudar repentinamente, uma colisão representaria um sério perigo.

Para a NASA, normalmente qualquer asteroide com mais de cerca de 137 metros e orbitando numa distância de até 7,5 milhões de quilômetros da Terra é classificado como potencialmente perigoso. Os cálculos da agência mostram que nenhum asteroide está em rota de colisão com a Terra pelos próximos 100 anos, no mínimo.

Nasa Espaço astronomia asteroide Sistema solar

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro