Seleção italiana de 2020 na final de campeonato europeu - Getty Images
Nazismo

Nazismo: Federação italiana de futebol proíbe camisas numeradas com 88 por alusão à Hitler

Segundo a federação, o número 88 faz apologia ao ditado nazista "Heil Hitler", se referindo ao líder do movimento

Redação Publicado em 27/06/2023, às 17h57 - Atualizado em 30/06/2023, às 10h16

A Federação Italiana de Futebol (FIGC) anunciou hoje, terça-feira, 27, seu compromisso em intensificar a luta contra o antissemitismo, proibindo o uso de camisas com o número 88, que é associado à saudação "Heil Hitler" utilizada por grupos neonazistas. O presidente da FIGC, Gabriele Gravina, divulgou um comunicado em conjunto com os ministérios do Interior e dos Esportes da Itália.

"Não recuaremos um centímetro sobre essas questões, porque a credibilidade do futebol, também ferido por comportamentos discriminatórios, tem um impacto direto na sociedade italiana", disse.

No documento, o mundo do futebol compromete-se a não atribuir o número 88 às camisas dos jogadores, uma vez que esse número é considerado uma referência explícita à simbologia nazista, sendo utilizado pelos grupos neonazistas como forma de expressar "Heil Hitler". Vale lembrar que a letra "H" é a oitava letra do alfabeto.

Uso por jogadores

Na última temporada da Serie A, dois jogadores utilizaram o número 88 em suas camisas: o meio-campista croata Mario Pasalic, da Atalanta, e seu compatriota Toma Basic, da Lazio. Além da proibição do número 88, o futebol italiano também prevê, na carta assinada hoje, um protocolo para a interrupção de partidas em caso de "cânticos, atos e expressões antissemitas" nos estádios.

De acordo com a AFP, via UOL, no mês de março, depois do clássico entre Roma e Lazio, a presidente da comunidade judaica da capital italiana, Ruth Dureghello, denunciou comportamentos antissemitas por parte dos torcedores da Lazio. Uma foto mostrava um indivíduo nas arquibancadas vestindo uma camisa com o nome "Hitlerson" e o número 88.

Em setembro do ano passado, também foram registrados cânticos antissemitas entre os torcedores da Juventus e da Inter de Milão.

Futebol Nazismo Itália camisa seleção movimento ditado 'Hitler' 88

Leia também

Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência


Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA