Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Copa do Mundo

Por que Neymar e Raphinha passaram pomada na camisa da seleção?

Transmissão da Copa do Mundo Catar 2022 mostrou os craques Neymar e Raphinha passando pomada na camisa da seleção

Redação Publicado em 05/12/2022, às 19h07 - Atualizado em 09/12/2022, às 09h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento em que Neymar aplica a pomada - Reprodução/Vídeo
Momento em que Neymar aplica a pomada - Reprodução/Vídeo

Em busca do hexa, a Seleção Brasileira volta a campo nesta sexta-feira, 9, ao meio-dia (horário de Brasília), para a partida de quartas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 contra a Croácia. Na última segunda-feira, 5, a Seleção brasileira chamou atenção ao derrotar a Coreia do Sul nas oitavas de final. 

Durante o segundo tempo da partida contra a Coreia, porém, um momento curioso chamou atenção de quem acompanhava a transmissão ao vivo: os jogadores Neymar e Raphinha foram filmados passando um tipo de pomada na camisa da Seleção — especificamente, na altura do peito e no nariz.

Assim, muitos devem se perguntar por que isso foi feito pelos atletas. Bom, o UOL repercute que a pomada é usada pelos jogadores com o objetivo de suavizar a congestão nasal, e com isso, melhorar a respiração. 

A importância

A medida tem suma importância para os futebolistas: visto que uma respiração em ótimo estado ajuda os atletas a se recuperarem diante do esforço colocado em ação durante as partidas.

Vale lembrar que, no ano de 2018, Neymar também foi filmado aplicando a pomada. Na época, Zé Mario Campeiz, preparador físico, explicou a importância do produto.

"Respirando melhor, você ajuda o procedimento de recuperação. Quanto melhor você oxigenar [o organismo], mais rapidamente você vai se recuperar", disse ele.

"A umidade muito baixa ou muito alta é prejudicial. O atleta se desgasta mais, demora mais tempo para se recuperar", continuou.