Representação do dinossauro com bico de pato - Divulgação/Masato Hattori/Southern Methodist University
Arqueologia

No Japão, cientistas classificam nova espécie de dinossauro com 'bico de pato'

Segundo os pesquisadores, o indivíduo recém-descoberto viveu no período Cretáceo e tinha características bastante distintas

Pamela Malva Publicado em 30/04/2021, às 07h00

Enquanto exploravam uma ilha no sul do Japão, paleontólogos da região descobriram os restos de uma nova espécie de dinossauro. Diferente de tudo que já fora registrado, o indivíduo identificado tinha uma boca em formato de "bico de pato".

De acordo com a Revista Galileu, o dinossauro recém-descoberto foi chamado de Yamatosaurus izanagii. Em homenagem à mitologia local, a segunda palavra que compõe a classificação significa ‘Izanagi’, que é o nome do deus criador das ilhas japonesas.

Revelada no jornal Scientific Reports, a espécie viveu no período Cretáceo, há mais de 66 milhões de anos. Sua ossada, apesar de pré-histórica, está bem conservada e conta com dentes, algumas vértebras do pescoço, um osso do ombro e uma vértebra da cauda.

Representação de outra espécie de hadrossauro / Crédito: Wikimedia Commons

 

A partir dos restos do dinossauro, inclusive, os paleontólogos conseguiram verificar que a dentição da espécie era bastante diferente dos demais hadrossauros, como são chamados os gigantes herbívoros com uma boca parecida com o bico de um pato.

De forma inédita, o Yamatosaurus izanagii tem apenas um dente funcional. Essa característica, segundo Anthony Fiorillo, da Southern Methodist University, nos Estados Unidos, indica que a nova espécie consumia uma vegetação diferente dos demais.

A estrutura óssea no ombro do dinossauro também revelou que, ao contrário dos outros hadrossauros, os Yamatosaurus izanagii eram quadrúpedes. Ainda mais, estima-se que eles tenham usado a chamada Ponte Terrestre de Bering para viajar da Ásia pré-histórica até onde fica o atual Alasca, migrando, mais tarde, para a América do Norte.

descoberta Japão arqueologia estudo notícia Paleontologia dinossauro Bico de pato

Leia também

Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA


Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez