Matérias » Paleontologia

'Aquele que causa medo': conheça a nova espécie de dinossauro identificada na Argentina

Em 30 de março, pesquisadores publicaram um estudo no Journal of Vertebrate Paleontology comunicando a descoberta de uma nova espécie de dinossauro que viveu na América do Sul

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/04/2021, às 09h00

Ilustração do dinossauro encontrado
Ilustração do dinossauro encontrado - Divulgação/Jorge Blanco/Journal of Vertebrate Paleontology

Uma nova espécie de dinossauro foi encontrada no sul da Argentina recentemente. A descoberta impressionante se deu no mês de março, quando uma equipe de cientistas que escavava na região da Patagônia encontrou um impressionante fóssil, batizado de Llukalkan aliocranianus. Segundo a BBC, conhecido como 'aquele que causa medo', seu nome vem da língua nativa mapuche.

Conforme divulgado por especialistas, o animal, que habitou o continente sul-americano há 85 milhões de anos, era carnívoro e, muito provavelmente, um forte e temível predador de seu tempo.

O que diz o estudo

Após a descoberta, que se deu nas proximidades da Formação Bajo de la Carpa, no depósito La Invernada, um artigo comunicando as novidades paleontológicas foi apresentado. O estudo foi publicado no dia 30 de março, uma terça-feira, na renomada revista científica Journal of Vertebrate Paleontology, mantida pela Universidade de Oklahoma.

Crânio do dinossauro descoberto - Crédito: Divulgação/Journal of Vertebrate Paleontology

 

Segundo a pesquisa liderada por Federico Gianechini, paleontólogo da Universidade Nacional de San Luis, a espécie tinha pernas, braços e dedos muito curtos, assim como um Tiranossauro rex, porém com um porte bem menor que o já bem conhecido gigante. Muito provavelmente, o Llukalkan aliocranianus, se locomovia de maneira vertical sobre os membros posteriores.

A estimativa é que a espécie, com seus 5 metros de comprimento, pesava aproximadamente entre uma e cinco toneladas. 

Além disso, outra importante característica que deve ser observada é que o dinossauro tinha pequenos chifres em sua cabeça.

Imagem da reconstituição do crânio - Crédito: Divulgação/Journal of Vertebrate Paleontology

 

Uma incrível audição

Segundo explicou Gianechini à agência Reuters, a espécie descoberta tinha uma audição muito boa, bem melhor do que outros dinossauros de sua mesma família,  abelisaurídeos, em razão de uma estrutura tomada pelo ar presente no ouvido médio. Tal particularidade seria um fator importantíssimo que daria ao Llukalkan aliocranianus a possibilidade de ser um excelente caçador.

Perto do animal, os paleontólogos ainda encontraram um segundo fóssil, pertencente a outro carnívoro, o Viavenator exxoni. Contudo, segundo Gianechini, seria extremamente difícil encontrar dois abelisaurídeos juntos.

Por isso, os cientistas responsáveis pela pesquisa acreditam que a família continuava se adaptando mesmo pouco antes da extinção dos dinossauros.

Local onde foi encontrado o crânio - Crédito: Divulgação/Journal of Vertebrate Paleontology

 

"O Llukalkan era um pouco menor do que Viavenator. Se viveram juntos, certamente compartilhavam o mesmo nicho ecológico e se alimentavam das mesmas presas. Então, podem ter competido entre si e, por que não, até comido um ao outro", disse Gianechini à Reuters.

"Esta descoberta também sugere que provavelmente existem mais abelisaurídeos ainda não encontrados, por isso continuaremos procurando outras espécies e buscando uma melhor compreensão da relação entre os [abelisaurídeos] furilesauros", diz o estudo.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon

Ascensão e queda dos dinossauros: Uma nova história de um mundo perdido, Steve Brusatte (2019) - https://amzn.to/300XCj3

O guia completo dos dinossauros do Brasil, Luiz E. Anelli (e-book) - https://amzn.to/2ZXPXSR

Dinossauros, John Long (2013) - https://amzn.to/2ZYVZ5C

Tudo sobre Dinossauros, Luciano Campelo (2017) - https://amzn.to/3gLdfBl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W