- Crédito: Domínio Público
Holocausto

Nos EUA, 66% da geração Millennial desconhece o campo de concentração de Auschwitz, afirma estudo

A pesquisa também revela que parte da geração não tem conhecimento sobre os horrores cometidos pelas tropas de Adolf Hitler

Thiago Lincolins Publicado em 07/05/2019, às 11h12

Um levantamento feito pela organização Conferência de Reivindicações Materiais Judaicas Contra a Alemanha (Claims Conference), nos EUA, revelou dados alarmantes sobre os Millennials, os jovens que nasceram no início da década de 1980 e no final da década de 1990.

O estudo, realizado em fevereiro de 2018 nos EUA, entrevistou 1.350 americanos com 18 anos ou mais. De acordo com os resultados, 66% dos Millennials não sabem o que foi Auschwitz.

Os dados revelaram que 11% dos adultos e mais de um quinto da “geração da internet” desconhecem o holocausto. A pesquisa também aponta que 31% dos adultos e 41% dos jovens acreditam que apenas 2 milhões de judeus, ou menos, foram mortos durante o trágico capitulo da História. As tropas nazistas foram responsáveis pelas mortes de 6 milhões de judeus.

Erguido em 1940 nos subúrbios da cidade de Oswiecim, na Polônia, o campo de concentração de Auschwitz tinha três partes: Auschwitz I, a mais antiga; Auschwitz II-Birkenau, que reunia o aparato de extermínio; e Auschwitz III-Buna, com cerca de 40 subcampos de trabalho forçado.

As primeiras vítimas foram poloneses, seguidos de soviéticos, ciganos e prisioneiros de guerra. Em 1942, o campo voltou-se para a destruição em massa dos judeus. Lá, cerca de 1,5 milhão de pessoas morreram, a maioria em câmaras de gás.

"O estudo ressalta a importância da educação sobre o Holocausto nas escolas", afirmou Greg Schneider, vice-presidente da Claims Conference em comunicado. “Ainda existem lacunas preocupantes na consciência do Holocausto enquanto os sobreviventes ainda estão conosco, imagine quando não houver mais sobreviventes para contar suas histórias.”

Adolf Hitler Holocausto pesquisa Auschwitz Millennials desconhecem Auschwitz 66% dos Millennials

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna