Relação de ossos encontrados com mapeamento do esqueleto - Malafaia et al, doi: 10.1080/02724634.2020.1768106
Paleontologia

Espécie de dinossauro predatório é descoberta por paleontólogos em Portugal

Os pesquisadores relatam que o animal viveu entre 153 e 145 milhões de anos, no período jurássico, e tinha cerca de 3,5 metros de comprimento

Wallacy Ferrari Publicado em 29/07/2020, às 12h08

Uma equipe de paleontólogos das Universidade de Lisboa e da Universidade Nacional de Educação a Distância, ambas em Portugal, descobriram uma nova espécie de dinossauro, datada entre 153 e 145 milhões de anos atrás, no período jurássico. A pesquisa, publicada este mês no Journal of Vertebrate Paleontology, revela características predatórias do animal.

Pertencente ao Carcharodontosauria — família de dinossauros terópodes carnívoros dos períodos Jurássico e Cretáceo — o animal foi cientificamente nomeado Lusovenator santos, identificado a partir de dois espécimes encontrados na Bacia Lusitana de Portugal; um localizado na Praia de Cambelas, em Torres Vedras; e outro, 8 milhões de anos mais velho, na Praia de Valmitão, em Lourinhã.

Retrato reproduz a nova espécie encontrada / Crédito: Carlos de Miguel Chaves

 

Acredita-se que o animal era um bípede, com dois membros posteriores longos e robustos, e tinha aproximadamente 3,5 metros de comprimento, além de aproximadamente 1 metro de altura, sendo considerado um animal relativamente baixo. De acordo com a líder da pesquisa, Dra. Elisabete Malafaia, o animal é um “alosauroide carcharodontossauriano inicial”.

Elisabete ainda acrescentou na pesquisa que o animal representa um pedaço importante da história portuguesa, visto que joga luz sobre a espécie no continente: “Ele representa o membro mais antigo de Carcharodontosauria definido no Jurássico Superior do antigo supercontinente Laurasia e amplia o registro desse grupo, que já estava representado no Cretáceo Inferior da Europa".

 

Portugal descoberta ossos esqueleto espécie Paleontologia

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!