Ilustração de como seria o réptil em vida - Divulgação/Midiaou Diallo
Paleontologia

Nova espécie de réptil pré-histórico é descoberta no Arizona

Fosseis encontrados no Parque Nacional da Floresta Petrificada revelaram um curioso animal que viveu há milhões de anos

Alana Sousa Publicado em 15/10/2020, às 12h30

Uma nova descoberta, publicada no Journal of Vertebrate Paleontology, apresenta um fóssil de um réptil pré-histórico, até então desconhecido, encontrado no Parque Nacional da Floresta Petrificada, no estado do Arizona. A nova espécie viveu há cerca de 220 milhões de anos atrás, no Período Triássico.

O réptil foi nomeado de Skybalonyx skapter e, segundo os especialistas, faz parte de um grupo conhecido como drepanossauros. A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisa do próprio parque, em colaboração com algumas universidades dos Estados Unidos, como a Universidade de Washington, a Universidade Estadual do Arizona, a Universidade Estadual de Idaho e o Museu de História Natural da Virgínia.

Fósseis encontrados do réptil / Crédito: Parque Nacional da Floresta Petrificada

 

O artigo mostra algumas características curiosas do animal pré-histórico, sua morfologia incluía “segundas garras aumentadas, bicos parecidos com pássaros e caudas que terminam em garras”, disse em comunicado o Parque Nacional da Floresta Petrificada. Os cientistas fazem uma alusão para facilitar a imaginação do bicho, que se assemelharia a um cruzamento de camaleão com tamanduá.

Apesar de pequeno, o Skybalonyx skapter não vivia em árvores como os pesquisadores pensaram no início. As garras permitiam que o réptil se enterrasse, vivendo como uma toupeira.  O estudo não revelou em qual lugar do parque os restos fossilizados foram descobertos, nem qual estado de conservação eles se encontram.

Estados Unidos História descoberta Pré-história animais Arizona Paleontologia réptil

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!