O retrato de F.P. Makerovsky em traje de disfarce, de Dmitry Levitsky (1789) - Divulgação/Instituto de Física e Tecnologia de Moscou (MIPT)
Arte

Nova pesquisa revela enigma de pintura russa do século XVIII

O retrato do artista Dmitry Levitsky também colaborou para que os pesquisadores pudessem saber mais sobre o período artístico e histórico do qual a obra faz parte

Isabela Barreiros Publicado em 20/03/2020, às 08h00

Um novo estudo, publicado na revista acadêmica Heritage Science revelou o segredo de uma antiga pintura feita pelo artista russo Dmitry Levitsky, no século XVIII. O quadro, nomeado Portrait of F.P. Makerovsky in a Masquerade Costume (O retrato de F.P. Makerovsky em traje de disfarce, em português) foi o alvo da pesquisa, que durou um ano e meio e envolveu pesquisadores das mais diversas áreas, como Artes e Química.

Um dos maiores problemas enfrentados ao longo da investigação foi o fato da conservação grosseira feita no retrato impossibilitarem os estudiosos de observá-la por completo. As grossas camadas de tinta e verniz aplicadas por conservadores de obras de arte são responsáveis por distorcer a realidade da pintura.

A hipótese colocada pelos pesquisadores é que Levitsky iniciou a obra em um quadro muito pequeno e, durante seu desenvolvimento, teve de acrescentar anexos à parte principal. Para acomodar essa nova visão, que surgiu a medida da evolução do trabalho, ele construiu uma tela maior.

"A última vez que o retrato foi submetido à conservação foi em 1914. Realizamos uma análise abrangente de pré-conservação da composição dos materiais de arte. Isso nos permitiu estabelecer que as peças de extensão foram realmente pintadas por Levitsky”, afirmou o co-autor do estudo Nikolay Simonenko, do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou (MIPT), na Rússia.

Essa foi a primeira vez que um quadro do pintor Dmitry Levitsky foi analisado profundamente em um artigo acadêmico. Ele foi um dos mais importantes artistas russos do seu período, e, com o estudo, foi possível não somente entender mais à fundo a técnica de conservação de obras de arte, mas também o movimento artístico do qual ele fazia parte ao final do século XVIII.

História Rússia arte notícia Conservação Dmitry Levitsky

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada