Imagem ilustrativa - Imagem de MabelAmber por Pixabay
Estudo

Estudo aponta que correr todos os dias pode levar a um tipo de 'válvula de escape'

Estudo internacional sobre o tema foi publicado no jornal Frontiers in Psychology

Giovanna Gomes Publicado em 17/05/2023, às 07h51 - Atualizado em 25/05/2023, às 19h26

A prática da corrida é amplamente apreciada como uma atividade física, mas algumas pessoas acabam assumindo-a como sua única forma de exercício e desenvolvendo dependência. Essa dependência, conforme aponta um estudo divulgado na revista Frontiers in Psychology, pode levar a um vício em atividade física que, ao longo do tempo, pode acarretar problema pouco discutido.

Segundo informações do jornal O Globo, os pesquisadores envolvidos na pesquisa consideram que a prática de corrida é transformada em "válvula de escape", sendo encarada como uma atividade que "ajuda a evitar ou esquecer situações desagradáveis ou tediosas" do dia a dia.

"Desenvolver válvulas de escape é um fenômeno cotidiano, mas até agora pouco se sabe sobre as razões por trás delas e como isso pode afetar psicologicamente", destaca o principal autor da pesquisa, Frode Stenseng, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Autoexpansão e autosupressão

O estudo explica que, por um lado, as válvulas de escape oferecem benefícios psicológicos como o alívio de pensamentos e emoções estressantes, além da redução da ruminação. Contudo, pondera que existem dois tipos distintos de "fuga" por meio delas: a fuga adaptativa e a fuga má adaptativa.

Entende-se que, enquanto a primeira envolve buscar experiências positivas e é conhecida como autoexpansão, a segunda procura evitar experiências negativas e é chamada de autosupressão.

Questionários

De acordo com a fonte, 227 corredores recreativos, homens e mulheres, preencheram questionários que abordavam três aspectos distintos: o uso de válvulas de escape, a dependência de exercícios e a satisfação com a vida.

Os participantes responderam a uma escala que avaliava sua preferência entre a autoexpansão e a autosupressão, outra escala que mensurava a dependência de exercícios e uma escala de satisfação com a vida, projetada para avaliar o nível de satisfação geral dos participantes em seu cotidiano.

Os resultados revelaram que a autoexpansão estava positivamente associada ao bem-estar, enquanto a autosupressão apresentava uma relação negativa.

Em suma, o estudo confirmou que a necessidade de uma válvula de escape é um fator significativo que influencia o desejo de se exercitar, abrangendo tanto os aspectos adaptativos quanto os desadaptativos da motivação para a prática da corrida.

+ Confira aqui o estudo completo.

Corrida estudo vício dependência exercícios válvula de escape todos os dias correr

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais