Bill Nelson, astronauta, ex-senador e novo chefe da NASA - Wikimedia Commons
Espaço

Novo gestor da NASA afirma que lixo espacial é 'perigoso e vergonhoso'

“Temos que fazer com que as nações parem de jogar esses escombros [no espaço]”, criticou Bill Nelson

Isabela Barreiros, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 12/06/2021, às 08h04

O mais novo chefe da NASA, Bill Nelson, deu uma recente entrevista à CNN falando sobre inúmeros assuntos: voltar à Lua, os novos foguetes da SpaceX, OVNIs e, ainda, a enorme quantidade de detritos no espaço. O portal TecMundo repercutiu as declarações.

O astronauta e ex-senador criticou a atual gestão dos países com relação ao lixo espacial. As consequências de tais ações já estão sendo vistas: a Estação Espacial Internacional, depois de mandar detritos para o espaço, foi atingida por eles mesmos dias depois.

"É perigoso e vergonhoso para todos, incluindo os Estados Unidos, que permitiram que resíduos espaciais ficassem lá em cima”, afirmou o astronauta à CNN. “Portanto — uma resposta fácil à sua pergunta — é muito perigoso, e temos que fazer com que as nações parem de jogar esses escombros [no espaço]”.

O gestor também apontou que a questão do lixo espacial começou a chamar a atenção do público de maneira geral em 2007, a partir do desenvolvimento de uma tecnologia anti-satélite produzida pelo governo chinês.

“Eles atingiram propositalmente um de seus satélites e o explodiram em pedacinhos. Havia milhares de fragmentos espaciais gerados a cerca de 150 a 350 milhas de altura, perto de onde a maioria das missões espaciais viaja e onde estão as atividades humanas, como nossa Estação Espacial Internacional”, explicou.

Embora o exemplo tenha sido de 2007, a China continua sendo criticada por suas atividades espaciais. Recentemente, a queda de um satélite enviado pelo país também trouxe controvérsias.

História Nasa Espaço notícia lixo espacial bill nelson

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada