Imagem das ruas de Hel, na Polônia - Wikimedia Commons / Diego Delso
Polônia

Número de rota de ônibus para cidade de Hel é alterado de 666 para 669, na Polônia

Decisão de alterar número se deu após protestos realizados por cristãos conservadores

Giovanna Gomes Publicado em 14/06/2023, às 15h26

O serviço de ônibus para a cidade de Hel, na costa báltica da Polônia, passará por uma mudança de número. O ônibus anteriormente designado como 666, que tem sido popular entre os turistas, deixará de circular para evitar a controvérsia causada pelo uso desse número, considerado um símbolo diabólico por alguns conservadores cristãos.

Como destacou o portal britânico The Guardian, a operadora local de ônibus, PKS Gdynia, anunciou que a partir de 24 de junho a linha será operada sob o número 669.

Vale ressaltar que, apesar da pressão de grupos cristãos, a empresa de ônibus já estava considerando a possibilidade voltar ao número anterior devido à repercussão pública.

De acordo com o portal de notícias local Trojmiasto.pl, a linha utilizava o número 666 desde 2006, inicialmente como uma piada local, mas acabou atraindo passageiros de toda a Polônia e também de outros países. Alguns viajantes, inclusive, escolhiam utilizar o transporte apenas para dizer que haviam pegado o ônibus 666 para Hel.

Ação católica

A revista católica Fronda tem há anos defendido a mudança de nome do ônibus 666, argumentando que ele possuía conotações satânicas e que retratar a realidade da condenação eterna como algo divertido era pura estupidez. A publicação ainda lamentou o fato de muitos jornalistas poloneses, mesmo sendo católicos, terem apreciado a piada envolvendo o número.

notícias católicos Polônia Cristãos ônibus Hel número 666

Leia também

Ministério da Saúde amplia acesso a tratamentos por pessoas trans


Ayrton Senna: McLaren revela pintura em homenagem ao piloto para o GP de Mônaco


Martha em 'Bebê Rena' aponta que papel causou desgaste emocional: 'Dias pesados'


Coreia do Sul proíbe vídeo que tratava Kim Jong-Un como "grande líder"


Pânico na infância: Homem viraliza ao revelar quem era ‘fantasma’ visto por irmão


Egípcios acusados por um dos naufrágios mais mortais do Mediterrâneo são inocentados