Imagem que demonstra a saída dos quatro primeiros números de Dedekind - Divulgação/Paderborn University
Mistério matemático

Número tido como impossível de calcular teria sido solucionado por matemáticos

O número que antecede o nono número de Dedekind foi calculado em 1991; entenda!

Redação Publicado em 13/07/2023, às 08h53

Após 32 anos de buscas pelo nono número de Dedekind ou D(9), o sucessor do D(8), dois grupos de matemáticos parecem ter encontrado um possível resultado para o número, que até então era tido como impossível de calcular.

Segundo repercutiu a revista Galileu com informações do site Live Science, o número complexo em questão se trata do décimo de uma ordem que, em outras dimensões espaciais, é a representação da quantidade de possibilidades de configuração de um tipo de operação lógica verdadeiro-falso. 

O feito, que contou com o auxílio de supercomputadores, trabalha com uma classe numérica que, para cada nova dimensão alcançada, os D(x) ficam exponencialmente maiores, fazendo com que essa condição dificulte a definição deles. Vale destacar que, por sua complexidade, o número D(8), que antecede o nono número de Dedekind, foi calculado apenas em 1991. 

Além disso, os dois grupos utilizaram das máquinas tecnológicas citadas e de programas diferentes para que chegassem ao resultado que conciliou. Apesar da pesquisa ainda não ter sido revisada por pares, o fato da solução final alcançada pelos grupos terem sido iguais traz mais validade para a pesquisa. 

Outros detalhes 

Descritos pela primeira vez no século 19 pelo matemático alemão Richard Dedekind, os números de Dedekind, que recebem o sobrenome do pesquisador que os identificou, se relacionam com problemas de lógica conhecidos como “funções booleanas monótonas” (MBFs). 

A álgebra descrita por Richard, entre dois valores, recebe apenas um como entrada. Os números se tratam do 0, que é tido como falso, e do 1, como verdadeiro. O conceito tem como primeiro número de sua sequência o D(0), enquanto que o D(9), analisado recentemente, vem a ser o décimo da ordem. 

Um dos realizadores do estudo, Van Hirtum, estava em busca da solução do nono número de Dedekind há mais de três anos. Para isso, o matemático teve que desenvolver um programa para que as informações que ele estava em busca fossem processadas especificamente. 

Buscar esse novo valor exigiria um poder de processamento igual à potência total do Sol. Na realidade atual, isso torna o número praticamente impossível de calcular. É preciso integrar aos sistemas algoritmos ainda mais complexos”, disse o pesquisador sobre a possível busca pelo D(10), um novo valor na sequência. 
sequência supercomputadores matemáticos número de Dedekind Richard Dedekind

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro