Imagem óptica/infravermelha próximo do céu em torno do objeto TIC 400799224 - Divulgação/ Powell et al., 2021
Espaço

Objeto misterioso que orbita estrela emite poeira misteriosa

Chamado de TIC 400799224, objeto provavelmente integra um sistema estelar binário

Fabio Previdelli Publicado em 05/01/2022, às 16h26

O Transiting Exoplanet Survey Satellite (Tess) — projeto de telescópio espacial liderado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, usado em um programa de pequena exploração da NASA — foi lançado no espaço em 2018 e, desde então, já descobriu 172 exoplanetas; além de compilar uma lista com mais de 4.700 candidatos. 

O Tess, além disso, também criou uma lista, chamada de Catálogo de Entrada Tess (TIC, na sigla em inglês), com mais de 1 bilhão de objetos, que resultaram de planetas em desintegração, sistemas estelares triplos em eclipses, choques de supernovas e diversas outras coisas. 

Porém, um deles chamou a atenção: o misterioso objeto variável TIC 400799224. O item foi descoberto por uma equipe do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA), que publicou um estudo sobre ele na revista The Astronomical Journal.

Mas o que o faz chamar a atenção?

O TIC 400799224, que provavelmente integra um sistema estelar binário, foi localizado acidentalmente, após uma rápida variação em seu brilho, cerca de 25% em apenas quatro horas. Após esse período, outras variações mais acentuadas aconteceram, o que muito se assemelha com um eclipse, por exemplo, como explica matéria da Revista Planeta. 

Segundo a equipe de pesquisadores, uma das estrelas do sistema binário pulsa em um período de 19,77 dias e o fenômeno acontece por conta deste corpo orbital que emite, de tempos em tempos, nuvens de poeira que acabam ocultando o astro. 

Apesar da periodicidade ser regular, as ocultações de poeira não são, possuindo erráticas formas, durações e profundidades, além de serem vistas em apenas um terço de seu tempo, em média. 

Outro ponto que chama a atenção é a quantidade de poeira emitida, que é comparável com a desintegração do asteroide Ceres em nosso Sistema Solar. Durante seis anos que o objeto foi observado, a periodicidade do fenômeno foi a mesma, assim como a poeira, que permaneceu intacta. O objeto continuará sendo estudado, a fim de determinar suas variações ao longo das décadas.

Nasa notícias Espaço mistério fenômeno poeira sistema estelar

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência