Imagem ilustrativa de camundongo - Divulgação/Pixabay/carlitocanhadas
Coronavírus

Ômicron pode ter surgido em camundongos, diz pesquisa

A nova variante da Covid-19 vem causando alerta ao redor do mundo

Penélope Coelho Publicado em 08/01/2022, às 09h17

Um recente estudo publicado pela revista científica no Journal of Genetics and Genomics, revela indícios de que a nova variante da Covid-19, Ômicron, pode ter surgido a partir de camundongos. Sabe-se que a cepa vem causando o aumento de casos ao redor do mundo, gerando alerta. 

Segundo o estudo, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências identificaram que o novo coronavírus teria infectado ratos com 45 mutações, depois disso, o vírus teria sido transferido de volta aos humanos.

De acordo com informações publicadas na última quinta-feira, 6, pela revista Galileu, os envolvidos no estudo também concluíram que a Covid-19 teria se espalhado em roedores pelo fato da Ômicron atacar diretamente as células, fazendo uma clivagem pela enzima catepsina.

No entanto, os especialistas não sabem de qual camundongo a nova cepa teria surgido. Por isso, alertam para a importância do sequenciamento genético em animais, principalmente aqueles que têm contato com seres humanos.

"Dada a capacidade do Sars-CoV-2 de saltar através de várias espécies, parece provável que as populações globais enfrentarão variantes adicionais de origem animal até que a pandemia esteja bem sob controle”, pontuam os pesquisadores.

Sabe-se que outra hipótese a respeito do surgimento da Ômicron é a de que a cepa teria evoluído a partir de um caso grave, em um paciente com infecção prolongada.

Confira a pesquisa completa neste link.

notícias estudo coronavírus covid-19 camundongos roedores Ômicron

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!