Imagem ilustrativa do coronavírus - Pixabay
Pandemia

ONU condena ações de governos que disseminam desinformação durante a pandemia

"O vírus também está infectando os direitos políticos e encolhendo ainda mais o espaço cívico", declarou o secretário-geral da ONU António Guterres

Giovanna Gomes Publicado em 22/02/2021, às 09h46

Durante a abertura do Conselho de Direitos Humanos da ONU, ocorrida nesta segunda-feira, 22, o secretário-geral António Guterres emitiu uma declaração acerca de líderes que disseminam desinformação para a população. Segundo ele, há uma "pandemia de abusos" no mundo, entre os quais estão inclusos os constantes ataques contra a imprensa, a democracia e também contra mulheres. As informações são do UOL.

A alta comissária de Direitos Humanos e ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou na mesma sessão que "o que acabará com esta pandemia - e acelerará uma recuperação duradoura e resiliente - é a aplicação efetiva dos princípios dos direitos humanos, baseada na confiança pública". Ela ainda ressaltou que é necessário um governo transparente e que haja participação popular nas políticas.

Para Guterres, que não citou nomes de países,"o vírus também está infectando os direitos políticos e cívicos e encolhendo ainda mais o espaço cívico."

Ele afirmou ainda que, "usando a pandemia como pretexto, as autoridades de alguns países implantaram respostas de segurança e medidas de emergência de mão pesada para esmagar a dissidência, criminalizar as liberdades básicas, silenciar relatórios independentes e restringir as atividades de organizações não governamentais".

Direitos pandemia ONU desinformação governos

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb