Mulher segura cartaz pedindo apoio da OTAN na Ucrânia (2022) - Getty Images
Mundo

OTAN movimenta tropas para fronteiras da Ucrânia

Com a ameaça de uma invasão russa, as tropas ocidentais estão lá para reforçar defesas ucranianas

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 24/01/2022, às 19h00

Com mais de 100.000 tropas da Rússia postas nas fronteiras da Ucrânia, estimadamente, a ação militar russa parece cada vez mais real e mais possível de acontecer, mesmo que o governo Putin negue esta movimentação. 

Com esta ameaça, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) apontou, nesta segunda-feira, 24, que já está enviando aviões, navios e tropas para reforçar as defesas ucranianas, de maneira que estejam preparadas para uma medida agressiva da Rússia contra a Ucrânia, possível participante da OTAN no futuro.

De acordo com a cobertura do portal de notícias CNN, o secretário-geral da organização Jens Stoltenberg parabenizou a movimentação rápida de exércitos e força militar, e também garantiu que a OTAN continuará protegendo a Ucrânia com seus recursos, chamando-a de parte leste da aliança.

Saúdo os aliados contribuindo com forças adicionais à Otan. A Otan continuará a tomar todas as medidas necessárias para proteger e defender todos os aliados, incluindo reforçar a parte leste da aliança”, declarou.

Além da OTAN, a própria União Europeia já posicionou-se contra quaisquer ações militares da Rússia em terras ucranianas, advertindo contra a invasão e ameaçando a colocação de pesadas sanções caso esta movimentação aconteça.

De maneira a dar maior proteção a seus cidadãos, a embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia também está se preparando para a medida agressiva russa, solicitando que as famílias de seus diplomatas criem planos para retornar aos EUA.

A ação militar da Rússia pode chegar a qualquer momento. Autoridades não estarão em posição de retirar cidadãos norte-americanos nessa contingência, então os cidadãos dos EUA que atualmente estiverem na Ucrânia têm que se planejar de acordo."
Estados Unidos Rússia Ucrânia militar notícia OTAN tropas

Leia também

Sobrinha do 'tio Paulo' comenta caso após ser solta: 'Eu não percebi'


Ossada encontrada em sambaqui no Rio de Janeiro é analisada por arqueólogos


Putin ordena exercícios militares com armas nucleares a suas tropas


Imagens da superfície do Sol são registradas por sonda


A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás