Papa Francisco durante evento, no Canadá - Getty Images
Papa

Papa Francisco diz que prisão de Lula ‘começou com fake news’

Em entrevista a um jornal espanhol, o papa deu declarações sobre o caso de Lula

Redação Publicado em 19/12/2022, às 08h44

Próximo a data em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será empossado, muitas autoridades vêm comentando sobre Lula desde que fora eleito o próximo presidente do país. Ainda que já tivesse o parabenizado pela vitória, dessa vez, o papa Francisco comentou sobre as acusações feitas ao presidente eleito.

Francisco declarou, em entrevista ao jornal espanhol ABC, que o julgamento de Lula "começou com notícias falsas na mídia, que criaram uma atmosfera que favoreceu a colocação de Lula em um julgamento".

Ele alertou sobre a gravidade das fake news, principalmente quando envolvem líderes sociais e políticos. Na avaliação do papa, elas “podem destruir uma pessoa”. O religioso também disse que o procedimento realizo com o presidente eleito "parece não ter sido adequado".

É preciso cuidado com aqueles que montam um cenário para um julgamento, seja ele qual for. Eles fazem isso pela mídia de forma que tenha efeito sobre aqueles que irão decidir".

Julgamento limpo

Francisco destacou que "um julgamento deve ser o mais limpo possível, com tribunais de primeira classe, sem nenhum interesse que não seja o de garantir uma justiça limpa. Esse caso do Brasil é histórico. Não estou me envolvendo em política, eu só falo sobre o que aconteceu".

Segundo o G1, Lula foi preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em 2018, mas foi solto em novembro de 2019, após ficar 580 dias preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

julgamento prisão Fake News Papa 'Lula' 'Francisco'

Leia também

Homem é morto por policiais após tentar atear fogo em sinagoga na França


Mais de 11 milhões de pessoas não sabem ler e escrever no Brasil, aponta censo


Aos 99 anos, dentista mais velho do mundo continua trabalhando no Japão


Após 8 anos, cientistas desvendam mistério de 'borboleta gigante' no espaço


Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro