Homem ofendeu passageiros e funcionários e se envolveu em uma briga física - Divulgação/vídeo/redes sociais
Avião

Passageiro é retirado de avião após proferir ofensas antissemitas

Após ofender judeus, o homem ainda se envolveu em uma briga física com outro passageiro; caso ocorreu nos EUA

Giovanna Gomes Publicado em 22/03/2024, às 13h03

Um homem foi contido e retirado de um avião depois de proferir insultos verbais e ofensas antissemitas contra um comissário de bordo e se envolver em uma briga física. A confusão se deu na tarde de terça-feira, 19, e teve início antes mesmo da decolagem do voo 2506 da American Airlines, que partiria do Aeroporto Internacional de Tampa com destino à Filadélfia.

De acordo com informações do portal UOL, o passageiro, que usava uma camisa listrada azul e branca, começou a lançar insultos aos funcionários e passageiros depois que um funcionário pediu que ele se sentasse.

Em determinado momento da discussão, o indivíduo chamou o comissário de "kike" (pronunciado "caique"), por duas vezes. Esse termo é considerado altamente ofensivo e é usado para insultar pessoas de fé ou etnia judaica.

Segundo o American Jewish Comitee, o termo pode ter origem na palavra iídiche para "círculo", "kikel", uma referência à maneira como os imigrantes judeus assinavam seus formulários de entrada nos EUA, desenhando um círculo em vez de um X, que associavam à cruz do cristianismo.

Os oficiais de imigração se referiam a esses imigrantes que desenhavam um círculo como "kikel", abreviado eventualmente para "kike".

Após o uso do termo, o homem gritou: "Vejam, a maioria das pessoas aqui é branca. Estou tentando voltar para o meu país e todos vocês tornaram mais difícil eu chegar ao meu país".

Ele então se levantou novamente e confrontou outro passageiro no corredor, que o encorajou a sair do avião. De acordo com o UOL, o confronto se intensificou quando ele acusou o outro passageiro de tê-lo tocado, resultando em uma briga física em que o passageiro acusado aplicou uma chave de braço. Logo em seguida, alguns passageiros, que se identificaram como policiais, retiraram o homem do avião.

Prisão em flagrante

O homem foi preso por "intoxicação desordenada" e duas acusações de agressão, conforme confirmado pelo Departamento de Polícia do Aeroporto Internacional de Tampa ao Philadelphia Inquirer. Já a American Airlines informou em comunicado que as autoridades foram chamadas ao avião devido a "um distúrbio envolvendo um cliente perturbador".

Agradecemos à nossa equipe por seu profissionalismo e pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente", afirmou companhia aérea em nota encaminhada ao The New York Post.
avião voo Filadélfia Ofensas antissemitismo passageiro

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro