O deputado estadual Daniel Silveira (esq.) rasgando uma placa de rua em homenagem a Marielle Franco - Divulgação
Brasil

Pedido de cassação e defensor do AI-5: Como políticos reagiram a prisão de Daniel Silveira

Houve até quem chamou o ministro Alexandre de Moraes de “vagabundo”. Confira!

Fabio Previdelli Publicado em 17/02/2021, às 14h41

A prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) na madrugada de ontem, 16, gerou inúmeras reações entre seus companheiros da Câmara dos Deputados.

É o caso de Carlos Jordy (PSL-RJ), que chegou a chamar o ministro Alexandre Moraes de “vagabundo” em uma postagem em suas redes sociais.  

"Acabei de falar com o deputado Daniel Silveira e fiquei sabendo que sua prisão foi ordenada pelo vagabundo do Alexandre de Moraes por ele ter feito uma live criticando o Ministro Fachin. Não iremos recuar! Espero que o Presidente Arthur Lira haja (sic) com postura contra esses ditadores!", escreveu. 

Acabei de falar com o deputado @danielPMERJ e fiquei sabendo q sua prisão foi ordenada pelo vagabundo do @alexandre de Moraes por ele ter feito uma live criticando o Ministro Fachin. Não iremos recuar! Espero q o Presidente @ArthurLira_ haja com postura contra esses ditadores!

— Carlos Jordy (@carlosjordy) February 17, 2021

Entretanto, o parlamentar não foi o único a expressar sua opinião em relação a prisão de Silveira, já que outros deputados, muitos de partidos de oposição, inclusive, se manifestaram sobre o ocorrido.  

Enquanto uns pediam por sua “cassação”, como foi o caso do deputado federal Ivan Valente, outros lembravam do histórico do ‘colega’, que “quebrou a placa de Marielle [Franco] nas eleições de 2018 e defendeu um novo AI-5", conforme escreveu Marcelo Freixo. Confira algumas reações! 

Alexandre de Moraes manda prender o deputado bolsonarista Daniel Silveira q brutalmente 6 ministros do STF.Lugar de fascista é na cadeia!É mesmo q foi eleito quebrando a placa de Marielle.Agora é cassação de mandato na Câmara.Basta de tolerância c/nazistas inspirados em Bolsonaro

— Ivan Valente (@IvanValente) February 17, 2021

Parece que para o STF não é crime roubar, mas sim criticar os ministros da Corte. Lula está solto. Daniel Silveira, preso. pic.twitter.com/gEl1yp4HrF

— 👊🇧🇷 Marco Feliciano (@marcofeliciano) February 17, 2021

Daniel Silveira foi preso em flagrante por ameaçar e incitar a violência contra ministros do STF. O deputado, que quebrou a placa de Marielle nas eleições de 2018 e defende um novo AI-5, é a imagem do banditismo bolsonarista que atenta contra a Democracia e o Estado de Direito.

— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) February 17, 2021

Degradante, inconcebível e criminoso o vídeo do
Dep. Daniel Silveira(PSL-RJ).
A imunidade de opinião no parlamento é uma conquista da democracia, mas não pode ser confundida com uma licença para o crime e impunidade.
Bruno Araújo - Pres. Nacional.

— PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) February 17, 2021

Que o bolsonarismo testa a cada dia o ambiente para o fechamento do regime não há dúvida. O desfecho do caso do deputado preso servirá de alerta. Se ele não tiver o mandato cassado, o recado para Bolsonaro avançar estará claro. Democracia não se negocia.

— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) February 17, 2021

Se houve um mandado, não houve flagrante. Se há flagrante, não há necessidade de mandado.

Que bom termos um Presidente da Câmara sereno e firme. Plenário é soberano.

Fique firme, @danielPMERJ, estamos com você.

— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) February 17, 2021

Bolsonarista pediu um AI-5 e foi preso por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional.
.

— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) February 17, 2021

Entenda a prisão de Daniel Silveira:

Na noite de ontem, 16, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu uma ordem para a prisão em flagrante do ex-policial militar e deputado federal Daniel Silveira, que é filiado ao PSL do Rio de Janeiro. As informações são do UOL. 

A medida se deu em virtude de um vídeo publicado mais cedo pelo parlamentar. Nele, Daniel faz ataques a ministros da Corte, especialmente a Edson Fachin, Gilmar Mendes e a Alexandre de Moraes, que expediu o pedido.  

Com isso, Silveira foi preso na noite de ontem pela Polícia Federal em Petrópolis, na região serrana do Rio. Entretanto, mesmo em flagrante, a prisão do deputado deverá passar pelo crivo da Câmara, que analisará a ordem de prisão ainda hoje.  

A denúncia feita por Moraes ainda alega que, no vídeo, além de atacar os ministros da Corte, Daniel também defende medidas antidemocráticas, como a adoção do AI-5. Silveira também defendeu a substituição de todos os ministros do STF, instigando "a adoção de medidas violentas contra a vida e segurança dos mesmos, em clara afronta aos princípios democráticos, republicanos e da separação de poderes." 

Alexandre de Moraes classificou as atitudes do parlamentar como “gravíssimas”, justificando que elas “não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito". 

O ministro do STF determinou que o vídeo publicado por Daniel Silveira seja bloqueado no YouTube, plataforma na qual o mesmo foi divulgado. Caso a decisão não seja cumprida, haverá uma multa diária de 100 mil reais.  

Brasil notícias prisão AI-5 deputado federal Twitter Politica reação parlamentares Daniel Silveira bolsonarismo

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada