Donald Trump em coletiva de imprensa - Wikimedia Commons
Estados Unidos

Pedido de impeachment contra Trump é apresentado no Congresso dos EUA

Democratas acusam o presidente de 'incitação à insurreição' após invasão do Capitólio na última quarta-feira, 6

Isabela Barreiros Publicado em 11/01/2021, às 16h28

Nesta segunda, 11, a bancada do Partido Democrata apresentou no Congresso dos Estados Unidos um pedido formal pelo impeachment do presidente do país, Donald Trump. Essa é a segunda vez que Trump sofre pedidos de afastamento, tendo agora somente nove dias de mandato.

O presidente é acusado pelos democratas de “'incitação à insurreição” por sua participação no movimento que invadiu o Capitólio dos EUA na última quarta-feira, 6. O discurso feito pelo presidente pouco antes da invasão, segundo os responsáveis pelo pedido, incentivou violência.

"Ele, deliberadamente, deu declarações que encorajaram ações ilegais. Incitada pelo presidente, uma multidão invadiu o Capitólio de forma ilegal, atacou equipes de segurança, ameaçou membros do Congresso e o vice (...) e se engajou em atos violentos, mortais, destrutivos e sediciosos", diz a resolução.

Os democratas pediram anteriormente que o vice-presidente Mike Pence acionasse a 25ª emenda da Constituição do país, resolução que foi barrada pelos republicanos na Câmara dos Deputados. A proposta será votada no plenário na próxima terça-feira, 12.

O pedido de impeachment veio apenas nove dias antes do mandato do presidente acabar, o que indica que o julgamento do processo poderá acontecer somente quando Trump não ocupar mais o cargo. Caso condenado, ele poderá perder os benefícios dados a ex-presidentes, como aposentadoria e segurança particular. Além disso, os senadores podem votar para que ele perca seus direitos políticos. 

Estados Unidos História Donald Trump Impeachment notícia violência capitólio

Leia também

Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto