Imagens do pescador Romualdo Macedo Rodrigues durante seu resgate e em entrevista - Reprodução/YouTube/Câmera Record
Pescador

Pescador brasileiro é resgatado dentro de freezer após 11 dias em alto mar

O pescador Romualdo foi encontrado dentro de freezer, em alto mar, no Suriname; veja vídeo

Éric Moreira Publicado em 01/09/2022, às 15h08

No último dia 11 de agosto, o pescador Romualdo Macedo Rodrigues foi resgatado de uma situação que foi, possivelmente, a mais assustadora de sua vida. O homem foi encontrado por pescadores do Suriname em alto mar dentro de um freezer, que estava boiando na água.

O náufrago, que partiu do porto de Oiapoque, no Amapá, passou cerca de 11 dias à deriva no meio do Atlântico, após seu barco afundar. Ainda, depois disso, ele foi levado à Paramaribo, capital do país em que ele foi encontrado na água, e lá ficou detido por cerca de 16 dias, por estar sem documentação.

Em entrevista recente ao Domingo Espetacular, da TV Record, como informado pela UOL, o pescador explicou que decidiu subir no eletrodoméstico depois de ver que seu barco iria inevitavelmente afundar. Apesar de ter conseguido pescar, o barco apresentava rachaduras e Romualdo não conseguia impedir a água de entrar.

Comecei a secar, mas no outro dia não tinha mais jeito e foi para o fundo mesmo", contou em entrevista o pescador, que não sabe nadar. "Quando eu vi que não tinha jeito, eu peguei o freezer e fui embora."

Então Romualdo ficou abrigado dentro do eletrodoméstico por 11 dias, sem comer nada e nem beber água. Com o tempo, ainda, o pescador — que estava a cerca de 400 km da costa — começou a enfrentar outro medo: tubarões. "Eu pensava que ia ser atacado pelos tubarões porque em alto mar tem muito peixe curioso", explica.

Romualdo Macedo Rodrigues, pescador resgatado em alto mar no Suriname / Crédito: Reprodução/YouTube/Câmera Record

Resgate

Romualdo foi resgatado, finalmente, só no dia 11 de agosto, por um grupo de pescadores que decidiu se aproximar do freezer quando o avistou boiando no mar. Foi então, com surpresa, que perceberam que ali dentro havia uma pessoa.

Eu ouvi um barulho e tinha um barco em cima do freezer. Só que eles achavam que não tinha ninguém lá. Aí eles foram encostando devagar, minha vista já estava se apagando, aí eu falei: 'Meu Deus, o barco'. Levantei meus braços e pedi socorro", descreveu o náufrago.

Após chegar ao Suriname, Romualdo recebeu os primeiros socorros necessários, mas logo passou cerca de 16 dias encarcerado, visto que não estava portando documentos quando chegou ao país. O delegado Luís Carlos Porto, da Polícia Federal, acompanhou o homem após sua extradição ao Brasil, e contou que o náufrago ainda estava debilitado, mas consciente e melhor com relação ao momento do resgate, enquanto estava na sela.

Por fim, o pescador não tinha passaporte, então saiu do país vizinho com documentos especiais, em voo com destino à Belém, no Pará. Para ele, ainda, o dia da extradição foi "o dia mais importante" de sua vida, e relatou que a geladeira, para ele, "foi Deus" e "um milagre".

Brasil notícias resgate geladeira Suriname náufrago Alto Mar freezer pescador Romualdo Macedo Rodrigues

Leia também

Descubra a causa de morte de O.J. Simpson


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Descoberta: Vestígios de humanos pré-históricos são encontrados em antiga caverna de lava


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Brasileira viraliza ao publicar vídeo abordando sobre 'mau cheiro' de europeus


França recebe pedido para que Mona Lisa seja 'eliminada' do acervo do Louvre